04 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Governo Municipal entrega ampliação da Escola Joaquim e tablets para o próximo ano letivo
Na manhã desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Costa Rica, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e a Câmara de Vereadores entregaram oficialmente a ampliação da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa. Na oportunidade também foi feita a entrega simbólica dos tablets que serão utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal no próximo ano letivo.

Na oportunidade, o prefeito Cleverson Alves dos Santos ressaltou o investimento feito na Educação e falou sobre a importância dos dispositivos entregues aos alunos com foco na democratização do acesso às tecnologias da informação.

“Neste um ano e 10 meses, muito tem sido feito pela Educação costarriquense, como reestruturação de duas escolas rurais, acessibilidade em todas as instituições de ensino, aquisição do apostilado Aprende Brasil, a sacola literária, mas o principal deles foi estabelecer a tabela salarial de carreira dos nossos professores. Hoje mais uma entrega sendo feita, com recursos 100% próprios do Município foi possível ampliar mais um bloco com cinco salas de aula para atender a demanda da Escola Joaquim. Estamos entregando também esses tabletes já que muitos dos nossos alunos não tinham acesso a um dispositivo com internet para uso em sala de aula e também em casa para facilitar as tarefas de pesquisas, por exemplo”, explicou o gestor.

Além das cinco salas, a obra também conta com banheiros masculino e feminino e área de circulação, totalizando 448,86m², um investimento de R$ 653.134,54. Já o investimento nos dispositivos foi de R$ 4.058.700 com recursos do Município e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), totalizando 3.500 tablets com acessórios, capa e película protetora.

Ao fazer uso de palavra, a secretária interina de Educação, Maria Almeida, relembrou um pouco da história da instituição e agradeceu os investimentos feitos junto à SEMED. “Me recordo de quando fui secretária daqui e a Escola ainda se chamava João Ponce de Arruda com apenas três salas de aula. Hoje, a Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa é uma das nossas maiores instituições, com 15 salas de aula e 765 alunos. É um imenso prazer participar destas entregas para a nossa população, portanto agradeço a secretária licenciada Maria Barbosa pela confiança, ao prefeito Cleverson pelo olhar carinhoso pela educação no nosso município e a toda equipe”, completou.

Representando o Legislativo Municipal, o 1º secretário Averaldo Barbosa, destacou que “quando se investe em Educação, nós estamos investindo no futuro do nosso município, do nosso estado e país, portanto é muito grande a nossa responsabilidade em contribuir para que isso aconteça. Em nome dos demais vereadores, parabenizo a gestão pela entrega e pelo trabalho desenvolvido e reforço que a Câmara de Vereadores está sempre a disposição de toda comunidade”, disse o vereador.

Durante a cerimônia, os alunos Ana Júlia, Letícia e Victor entregaram uma homenagem ao prefeito, ao vice-prefeito Roni Cota e a secretária. Já as alunas Alicia Dutra Gazoni e Mariana Corrêa Paes dos Santos do 5º ano recitaram a poesia “Educação é transformação”, produzida por elas.

Também estiverem presentes os secretários Rayner Moraes (Governo), Fernando Barbosa (Agricultura e Desenvolvimento), Evair Gomes (Assistência Social), Penides Jacinto (Obras) e Jovenaldo dos Santos (Saúde), bem como os vereadores Evaldo Paulino e Lucas Gerolomo, diretoras, coordenadoras, professoras, pais e alunos.

Autor: Angela Bezerra