16 SET 2022
Costa Rica já aplicou mais de 60 mil doses de vacina contra Covid-19
Desde 19 de janeiro de 2021 até esta sexta-feira (16), Costa Rica já aplicou 60.606 doses de vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito junto ao Painel Mais (Monitor de Apoio às Informações em Saúde) – Vacinômetro –  da Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme o Vacinômetro, deste total 21.390 foram de 1º dose, 19.513 de 2ª dose e 2.683 de dosagem única.  O montante ainda soma 13.809 doses de reforço 1, ou 3ª dose como também é chamada, e mais 3.176 doses de reforço 2, a chamada 4ª dose.

As doses foram aplicadas na população apta vacinável a partir dos 3 anos de idade e grupos prioritários.

Vacinação nas Unidades de Saúde

A vacinação nas Unidades de Saúde continua de forma escalonada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Segunda-feira - Unidade de Saúde Vale do Amanhecer
Terça-feira - Unidade de Saúde Vila Nunes
Quarta-feira - Unidade de Saúde Sonho Meu III
Quinta-Feira - Unidade de Saúde Central
Sexta-feira - Unidade de Saúde São Francisco

Quem deve vacinar?

- 1ª dose pessoas acima de 3 anos;
- 2ª dose para adolescentes de 12 anos acima;
- 2ª dose de Pfizer pediátrica pessoas de 5 a 11 anos com intervalo de 2 meses da 1ª dose;
- 2ª dose de Coronavac para crianças de 3 a 11 anos com intervalo de 28 dias da 1ª dose;
- 3ª dose para pessoas maiores de 18 anos com intervalo de 4 meses da 2ª dose;
- 3ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com intervalo de 4 meses da 2ª dose;
- 4ª dose para pessoas de 35 anos acima, trabalhadores da saúde acima de 18 anos e imunocomprometidos de 18 anos acima com intervalo de 4 meses da 3ª dose.

Para 1ª dose as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável com autorização assinada por eles, bem como documentos da criança. Para as demais doses é necessário apresentar comprovante da dose anterior.
Autor: Angela Bezerra