16 SET 2022
SAÚDE
Palestras, oficinas e discussões coletivas marcam o 1º Seminário Intermunicipal sobre Políticas Públicas e Saúde Mental
Aconteceu nesta sexta-feira (16), no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva em Costa Rica, o 1º Seminário Intermunicipal sobre Políticas Públicas e Saúde Mental. O evento reuniu representantes de Costa Rica, Chapadão do Sul, Paraíso da Águas, Figueirão e Alcinópolis e contou com palestras, oficinas e discussões coletivas acerca do tema.

“Os efeitos psicológicos de uma pandemia tornaram cada vez mais indispensáveis a atuação e união das forças políticas para trabalharem com eficácia em ações voltadas à saúde mental visando reverter esse quadro. Portanto, quando temos um evento que envolve a microrregião, com cinco municípios unidos em compartilhar experiências, isso proporciona a todos discutir instruções e normativas relevantes para a orientação e capacitação dos gestores e profissionais da área, além de contribuir para o coletivo”, comentou o prefeito em exercício, Roni Cota.

O gestor também parabenizou a iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Psicologia a Serviço da Saúde Mental de Costa Rica, com apoio da Câmara de Vereadores.

Para o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, “é necessário estar aberto a essa imensa criatividade e compartilhamento de saberes. Essa iniciativa contribui, através do diálogo, com ações de saúde no nosso município e na região, isso nos mostra que Costa Rica está no caminho certo, incentivando a valorização das pessoas, criando condições para melhorar a saúde, mental e física da nossa população”.

O evento teve como propostas analisar e avaliar as múltiplas ações e propiciar espaço de trocas de experiências entre todos que atuam e pontuar as propostas de cada grupo de trabalho frente à saúde local em parceria com os municípios vizinhos.

O seminário contou com a participação dos renomados profissionais doutores da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Heitor Homero Marques e Pedro Pereira Borges.

Heitor Homero Marques trouxe para o evento o painel “Em um corpo são uma mente sã, e numa mente sã um corpo são, correlacionar a educação à saúde no sentido geral, em especial à saúde mental”.
Já Pedro Pereira Borges discutiu a humanização em saúde, o princípio básico retirado da carta do desenvolvimento da ONU de 1986, que coloca o ser humano no centro de todas as preocupações não só pessoais, mas também do coletivo, especialmente dos governos.

A coordenadora da Psicologia a Serviço da Saúde Mental de Costa Rica, Maria Romilda da Silva, abordou a Saúde mental de uma forma coletiva, de responsabilidades de todos, visando alcançar do todo para as particularidades.

“A nossa atuação é responsável por elaborar práticas de prevenção, de promoção à saúde mental para que sejam efetivas e não curativas. Quando unimos forças para elaboração dessas práticas, elas se tornam mais criativas e efetivas”, completou a psicóloga.

O evento também contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, entre outras autoridades municipais e regionais.
Autor: Angela Bezerra