16 SET 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Agentes de desenvolvimento que atuam em Cidades Empreendedoras são capacitados pelo Sebrae
Com a missão de aproximar o poder público dos empresários locais e atuar na articulação de iniciativas que promovam a melhoria do ambiente de negócios de cada município, o agente de desenvolvimento exerce um papel relevante para o incentivo ao empreendedorismo e crescimento da cidade. Para auxiliar esse servidor municipal a melhorar, cada vez mais, o trabalho desenvolvido, o Sebrae/MS promoveu, nesta semana, duas capacitações voltadas para esse público: um curso de formação básico e outro avançado.

Segundo o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, levar conhecimento para esses profissionais é de extrema importância para possibilitar o crescimento das regiões e a sustentabilidade dos pequenos negócios. “O agente de desenvolvimento é a pessoa que melhor representa no município aquilo que o Sebrae pode fazer pela cidade. Nossa instituição, juntamente com as prefeituras, tem realizado um trabalho forte por meio do programa Cidade Empreendedora e esse profissional vem corroborar com esse processo, sendo o interlocutor do município junto às empresas e promovendo um bom ambiente de negócios para que os empreendedores possam crescer, gerando emprego e renda”, destacou Tito.

Na sede da instituição em Campo Grande, estiveram presentes 34 profissionais que atuam em municípios integrantes do programa Cidade Empreendedora – uma iniciativa executada pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais com a proposta de promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Dentre as 32 cidades de Mato Grosso do Sul que fazem parte do programa, estiveram presentes profissionais de Costa Rica, Água Clara, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Sonora.

A capacitação teve início na segunda-feira (12) com o curso de formação básico voltado para apresentar aos participantes a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (123/2006) que institui a função do agente de desenvolvimento, além das atribuições da função. Já a partir de terça-feira (13) até quinta-feira (15), os profissionais participaram do curso avançado que trabalhou temas como finanças, construção de políticas públicas, e elaboração de projetos para captação de recursos.

Juntamente com a parte teórica, as capacitações também envolveram oficinas que possibilitaram aos agentes pensar em novas estratégias para os municípios. “Os dois cursos trouxeram momentos de imersão, em que eles foram divididos em grupos e puderam debater novas ideias. Além disso, os participantes também foram estimulados a criar um plano de ação para aplicarem quando retornarem para as cidades e essa implementação também será acompanhada pelo Sebrae. Nosso principal objetivo foi fazer com que eles entendam que, mais do que gerenciar a Sala do Empreendedor, eles devem fazer a interlocução com os empresários e lideranças”, esclareceu o analista-técnico do Sebrae/MS e organizador da ação, Danilo de Azevedo.