15 SET 2022
EDUCAÇÃO
Primeiros socorros é tema de palestra realizada pelo Corpo de Bombeiros na SEMED
Atendendo à solicitação da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), nesta quarta-feira (14) a equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica realizou uma palestra sobre primeiros socorros. O encontro aconteceu no auditório professora Edna Maria Jacinto da Silva.

Ministrada pelos sargentos Guedes e Rosymare, a capacitação foi voltada aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, Profissionais de Apoio à Educação Especial, equipe Multiprofissional e convidados da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que atuam nesta área.

O treinamento, teórico e prático, abordou intervenções que devem ser feitas em eventuais acidentes que possam acontecer durante o período de aula ou em outras ocasiões, orientando as pessoas a manter a calma e agir de maneira rápida logo após o acidente ou mal súbito, visando evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue ao local.

O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica destaca que apoia iniciativas como esta e ressalta a importância de disseminar o conhecimento através de orientações e instruções concisas para que, em diferentes situações, os socorristas atendam às vítimas com prudência.

A secretária municipal interina de Educação, Maria Almeida, agradeceu a parceria e a disponibilidade da equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Costa Rica em abordar um assunto tão relevante para a Educação e a sociedade costarriquense.

“Situações simples, como brincar com os colegas no pátio da escola ou comer um lanche podem resultar em acidentes envolvendo crianças e adolescentes. Isso inclui quedas, fraturas e asfixia por engasgo, por exemplo. Por essas e outras razões, profissionais que trabalham em escolas e nos Centros de Educação Infantil precisam conhecer essas técnicas básicas de primeiros socorros, pois a ação rápida deles é indispensável até a chegada do atendimento especializado”, concluiu a gestora.
Autor: Angela Bezerra