22 JUL 2022
SAÚDE
Conselho Federal de Farmácia realiza palestra informativa sobre diabetes para profissionais da Saúde
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
O Governo de Costa Rica, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra informativa para profissionais da área sobre os cuidados farmacêuticos em diabetes, nesta quinta-feira (21), no auditório Profª Edna Maria Jacinto da Silva da SEMED (Secretaria Municipal de Educação). A palestra foi ministrada pelo diretor secretário do CRF/GO (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás), representando o CFF (Conselho Federal de Farmácia), do grupo de trabalho de indústria, Daniel Jesus de Paula.

Segundo Daniel de Paula, o diabetes é uma doença muito prevalente que dá muitos prejuízos as pessoas e ao sistema público de saúde. Nesta palestra foi apresentado uma solução, onde o farmacêutico passa a ser o protagonista nesse cuidado, trazendo melhor benefício para o paciente e otimização dos custos, principalmente relacionados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Já a farmacêutica, licenciada do CRF e da coordenação da Secretaria de Estado de Saúde, Márcia Saldanha, destacou que veio à Costa Rica para acompanhar o professor Daniel para falar aos trabalhadores da saúde sobre diabetes, um problema que acomete a população e que tem gerado custos elevados para o serviço público de saúde devido as complicações que as pessoas tem pelo tratamento inadequado da doença ao longo do tempo. “Há pessoas diabéticas que não têm conhecimento sobre essa doença, e acabam negligenciando os tratamentos necessários para o controle dessa patologia”, afirma a farmacêutica.

Por sua vez, a conselheira federal por MS, Fabiana Vicente de Paula, comentou que pleitearam esse curso para o interior do Estado, dada a importância de qualificar farmacêuticos e profissionais ligados à área da saúde. “Profissionais qualificados dão retorno para os pacientes, usuários do SUS. A melhora, a adesão ao tratamento adequado faz a diferença para que eles tenham uma melhor qualidade de vida. O diabetes vem acometendo a sociedade e a cada dia temos mais pessoas sofrendo com a doença. Nós do CFF em parceria com o CRF temos trazido vários cursos de qualificação para os municípios de MS e Costa Rica não ficou de fora, estamos presentes para proporcionar a qualificação devida para todos os profissionais que atuam na área”, argumentou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, uma das metas do prefeito Cleverson Alves dos Santos, é qualificar a equipe para que possa ofertar uma saúde de qualidade para a população costarriquense. “É qualificando os nossos profissionais que estão na ponta de atendimento à população que podemos fazer um bom trabalho e mostrar resultados satisfatórios. Muitas pessoas são diabéticas e não sabem. O SUS tem o Programa Previne Brasil que acompanha a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada e ajuda o município a pontuar e receber mais recursos, para isso, basta fazer o exame preventivo. É importante qualificar os profissionais que trabalham com medicamentos tanto da rede pública quanto da rede privada, todos ganham com isso”, enfatizou o gestor da Saúde.

Doença – O diabetes é caracterizada pela não produção de insulina ou pelo não processamento desse hormônio pelo organismo. A função da insulina é controlar o teor de glicose no sangue. No caso do paciente diabético, o não processamento ou não produção de insulina causa hiperglicemia, o que é um alto nível de glicose no sangue. Quando esse quadro se mantém, podem ser causados danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.