30 MAI 2022
1ª Ação Escolar do Eco Óleo abre Semana do Meio Ambiente em Costa Rica
Iniciou nesta segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (3) a 1ª Ação Escolar do Eco Óleo. A iniciativa abre as ações da Semana do Meio Ambiente 2022 em Costa Rica.

De acordo com a SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), a 1ª Ação Escolar do Eco Óleo é voltada para alunos do 1º ao 9º ano da REME (Rede Municipal de Ensino). Durante a ação de proteção ambiental, cada instituição reúne a maior quantidade de óleo comestível usado que será entregue na SEMTMA e posteriormente descartado de forma correta no Ecoponto.

A iniciativa possui caráter educativo para a população e promove a conscientização sobre o armazenamento e descarte correto do óleo de cozinha.

“Um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar até 20 mil litros de água potável, quando descartado incorretamente. Se for jogado no ralo, o óleo acaba incrustando nas tubulações e causando entupimento, além de prejudicar o tratamento de esgoto. Visando resolver este problema, a reciclagem do óleo e gordura utilizado em casa é uma das possíveis soluções e precisa ser adotada por toda família”, aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Artur Baird.

A escola vencedora recebe o prêmio no valor de R$ 1.500 e da 2ª à 5ª colocadas uma cesta junina.

A programação da Semana do Meio Ambiente é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e contará com diversas atividades desenvolvidas com apoio dos Monitores Ambientais, Patrulha Florestinha de Costa Rica, PMA (Polícia Militar Ambiental), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Atvos, Câmara de Vereadores, Controle de Vetores e comerciantes locais.

Confira a programação completa:

- 30/05 a 03/06 (segunda a sexta) – 1ª Ação Escolar do ECO ÓLEO
Premiação: 1º lugar – R$ 1.500,00
                   2º ao 5º lugar – 01 Cesta Junina

-31/05 (terça) – 8h – Mutirão de Limpeza no bairro Novo Horizonte

- 01/06 (quarta) – 8h – Plantio em parceria com a Patrulha Florestinha na APP do Parque Ecológico

-  02/06 (quinta) – 8h – Plantio em parceria com a ATVOS na APP do Parque Ecológico

-  03/06 (sexta) – 8h – Plantio no Parque Natural Municipal da Lage em parceria com a Câmara de Vereadores

- 04/06 (sábado) – 15h – 1°Pedal Ecológico (sorteio de brindes e café da tarde)

- 01/06 a 05/06 (quarta a domingo) – 19h as 21h – Stand na 49ª Festa do Santo Antônio
• 01/06 (quarta): SEMTMA
• 02/06 (quinta): Florestinha
• 03/06 (sexta): SAAE
• 04/06 (sábado): SEMED
• 05/06 (domingo): SEMAD

Descarte de óleo
Para eliminar os efeitos do descarte incorreto, o óleo de cozinha deve ser armazenado em um recipiente com tampa, como uma garrafa PET, para somente depois ser destinado ao ponto de coleta.

O cidadão deverá entregar o óleo usado no Ecoponto, localizado na Avenida Sebastião Paes Ananias, nº 545, Parque Industrial III, nas proximidades do antigo Mega Atacadista. Os dias de entrega são de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para mais informações ligue (67) 3247 7070.
Autor: Angela Bezerra