Pequenos gestos, grandes atitudes marcaram a comemoração do Dia da Árvore na cidade de Costa Rica/MS, promovida pela Prefeitura Municipal via Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com a Câmara de Vereadores, AJAN, TTG Brazil, Way Brazil, Imasul, PMA e o Projeto Florestinha. As atividades, voltadas para a conscientização ambiental, enfatizaram a importância da preservação das florestas e da arborização urbana.
No dia 21 de setembro, data que coincide com o início da primavera no hemisfério sul, a cidade se mobilizou com diversas ações que visaram educar a população sobre o papel vital das árvores para o meio ambiente e a vida humana. Entre as atividades realizadas, destacam-se o plantio de 60 mudas de árvores nativas ao longo da Avenida João de Barro, uma Blitz Educativa que distribuiu materiais informativos, e a doação de 40 mudas de árvores frutíferas à comunidade local.
A Blitz Educativa teve um alcance significativo, orientando cerca de 130 pessoas sobre práticas ambientais sustentáveis e incentivando a participação ativa na preservação da natureza. A iniciativa buscou reforçar a consciência sobre os benefícios das árvores, como a produção de oxigênio, redução de poluição, manutenção da biodiversidade e equilíbrio climático.
Nas escolas, o engajamento dos alunos foi um destaque à parte. Na Escola Municipal Cotrisa de Baús – Polo, sob a orientação da professora Soledade Maria, alunos do 4º e 5º ano plantaram mudas de árvores frutíferas, simbolizando a esperança de um futuro mais verde e sustentável. Já sob a orientação da professora Lucenilda Ribeiro de Almeida Fernandes, as crianças participaram ativamente do plantio de mudas para arborizar o pátio escolar, reforçando a ideia de que "as mãos que plantam uma árvore hoje, colhem um amanhã mais sustentável".
A cidade de Costa Rica, conhecida por sua exuberante natureza, repleta de cachoeiras e nascentes, tem um compromisso crescente com a conservação ambiental. O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos destacou a importância de políticas públicas que protejam as árvores e promovam ações educativas contínuas. A secretária de Turismo e Meio Ambiente, Dhiully Gargantini Luglio, e o coordenador do Projeto Florestinha, 3º Sargento da Polícia Militar Ambiental André Faustino Dias Filho, foram figuras-chave na organização e sucesso das atividades.
No CEI Sonho da Vovó Luzia Gomes da Costa, as crianças ouviram a história “João e o Pé de Feijão” e aprenderam sobre cuidar da natureza.
Cada uma levou um copinho com feijão plantado para casa para acompanhar o crescimento, com um pedido especial aos pais de apoio nesse cuidado. Dentro do CEI Sonho da Vovó foram plantadas 25 arvores frutíferas onde as crianças têm o privilégio não só de vivenciar as sombras como os ricos sabores das frutas.
.png)
Seis turmas do Centro de Educação Infantil Ilidia Lacerda de Almeida acompanhadas pelas professoras do Pré-I Lucimar, Sueli, Maria do Socorro, Lucinete e Maria Margareth, professoras do Pré-II Mirian, Gessica, Fabiana e Lucinete com a coordenadora pedagógica Geisla Mara visitaram o Cinturão Verde para comemorar o Dia da Árvore. Foram recepcionadas pelo secretário de Agricultura Fernando Barbosa juntamente com seus colaboradores. Sendo 68 crianças do Pré-I e 59 crianças do Pré-II, elas tiveram uma aula ao ar livre, aprendendo sobre a importância das árvores para as pessoas e a natureza. No final, cada criança recebeu uma muda de árvore para plantar. Essas atividades ajudam a conscientizar sobre a preservação ambiental, incentivando hábitos sustentáveis e destacando a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. O passeio promove interação, cooperação, criatividade e uma conexão mais profunda com a natureza.

O CEI Sonho de Ninar comemorou o Dia da Árvore com várias atividades, incluindo um piquenique no Parque Ecológico. Durante esse evento, os professores ensinaram as crianças sobre como cuidar da natureza, como regar plantas e valorizar a beleza das árvores e flores. As árvores são muito importantes pois fornecem sombra, melhoram o ar, produzem frutas, abrigam animais e ajudam na respiração. Na Primavera, as árvores ficam ainda mais belas com flores coloridas, cheirosas e cheias de vida, representando um tempo de renovação da natureza.
O Dia da Árvore em Costa Rica não apenas reforçou a importância das árvores para a qualidade de vida, mas também inspirou ações práticas que beneficiam o meio ambiente e a comunidade. Com iniciativas como essas, a cidade dá um exemplo de como a educação ambiental e o envolvimento comunitário podem promover mudanças positivas e duradouras.