Na terça-feira, 22 de julho de 2025, consultores do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (SEMTMA) se reuniram no Paço Municipal em Costa Rica/MS com o vice-prefeito Roni Cota e sua equipe para apresentar a metodologia “Roadmap Território Carbono Neutro”, que tem como objetivo ajudar municípios a combater as mudanças climáticas. Esta ferramenta visa auxiliar na criação de projetos sustentáveis e na busca por financiamentos climáticos, sendo essencial para o planejamento ambiental das cidades.
Em 2023, a concentração de gases de efeito estufa aumentou, e o ano foi o mais quente já registrado em 170 anos, segundo a Organização Meteorológica Mundial. Esse cenário levou países e líderes a procurarem soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A metodologia do Sebrae/MS é uma alternativa para apoiar as gestões públicas na criação de políticas ambientais e na conexão com iniciativas financeiras.
Isabella Fernandes, gerente do Sebrae/MS, destacou que a estratégia inicialmente focou nos municípios do Pantanal, com o intuito de ajudar a identificar alternativas sustentáveis e novas oportunidades de negócio. A metodologia será aplicada em todo o Brasil, considerando as diversas características de seus biomas, possibilitando uma replicação internacional.
Em Mato Grosso do Sul, a metodologia foi aplicada em 43 cidades em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Um diagnóstico é feito em seis eixos estratégicos para criar um plano de ação personalizado, que é disponibilizado em uma plataforma digital. Assim, as instituições podem identificar quais territórios são mais adequados para receber recursos.
A metodologia "Roadmap Território Carbono Neutro" também será apresentada na COP 29, em novembro, destacando o papel das micro e pequenas empresas na sustentabilidade e os desafios enfrentados pelas gestões municipais. Para mais informações sobre ações de sustentabilidade do Sebrae/MS, pode-se contatar a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.
Fonte: Assecom / PMCR / Sebrae/MS
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista