09 MAI 2022
ANIVERSÁRIO DE COSTA RICA
Rica Trama capacitará mulheres em vulnerabilidade social com cursos gratuitos de artesanato
O Rica Trama é uma oficina de capacitação criada pelo Município de Costa Rica, através da Secretaria de Assistência Social, para atender mulheres em vulnerabilidade social e econômica da comunidade costarriquense. O local contou com investimento de R$ 122.650,68, oriundos de recursos próprios do Município e será inaugurado oficialmente na próxima quinta-feira (12), durante a programação do 42º aniversário do município.

Devidamente reformado, o espaço contará com cursos de bordados, pinturas, tecelagem, crochê, corte e costura voltados tanto para famílias inscritas no Cadastro Único, registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda.

A oficina de artesanato tem como objetivo o empoderamento e fortalecimento de vínculos das mulheres através de dinâmicas onde o “fazer” é reconhecido como condutor de potencial criativo. O trabalho nas oficinas visa estimular o crescimento interior e ampliar a consciência das mulheres sobre si, promover a inclusão social, criar produtos com foco no mercado, agregar valor econômico e cultural a produção além da melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, o objetivo inicial é atender cerca de 50 pessoas de todos os bairros e também da zona rural, que através das capacitações poderão alcançar uma renda extra para o orçamento familiar.

“Os traumas e dificuldades podem ser acolhidos e reparados pela experiência criativa, possibilitando a essas mulheres se enxergarem como gentes de transformação de suas realidades e entorno. Uma vez capacitadas e com a autoestima resgatada, elas poderão trabalhar de casa e vender a produção para obter uma renda extra e consequentemente sair da vulnerabilidade econômica”, resume a gestora.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos, relembra que a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitos desafios para artistas e profissionais, sobretudo para as mulheres.

“Durante o período, os índices de violência doméstica aumentaram, assim como os casos de ansiedade e depressão. O Rica Trama vai ajudar muitas mulheres que, mesmo sendo em sua maioria responsáveis pelos domicílios, em muitos casos não têm acesso à educação e a oportunidades de trabalho, fomentando e difundindo o reconhecimento do artesanato por meio de geração de oportunidades de trabalho e renda”, completa o prefeito.

O Rica Trama é coordenado pela assistente social, Rute Corrêa de Amorim, e conta com apoio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).  A oficina do Rica Trama fica localizada na rua José Inácio Rodrigues, 227, esquina com a Rua Mário Alves de Amorim,  no Jardim Afonso e o telefone para contato é o (67) 99643-7932.
Autor: Angela Bezerra