11 MAI 2022
ANIVERSÁRIO DE COSTA RICA
Prefeitura Municipal, Câmara, Sebrae/MS e Sicredi lançam programa Riquinho em Costa Rica

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura Municipal de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento e a Secretaria Municipal de Educação, o Sebrae/MS e o Sicredi, com apoio da Câmara de Vereadores, lançaram o programa Riquinho, uma iniciativa realizada por meio do programa Cidade Empreendedora. A ação possibilita que crianças troquem materiais recicláveis pela moeda social “riquinho” e com ela adquiram alimentos saudáveis na feira do município.

A solenidade, que integra a programação das comemorações do 42º aniversário da cidade, foi realizada na Escola Municipal Vale do Amanhecer, onde o programa Riquinho será desenvolvido. O projeto começa como piloto, atendendo 120 alunos dos 4º e 5º do ensino fundamental, sendo capacitados com os temas de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa dos Catadores de Lixo (COOPERCORI) e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. No município, são 20 feirantes, pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto. Além disso, 10 catadores de materiais recicláveis também participam da ação.

No lançamento da ação, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, afirmou que o programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa completa para estimular a desenvolvimento local, atuando em todas as áreas.  “Com a moeda na mão essas crianças vão aprender o valor do dinheiro, saber que o que antes era lixo agora pode ser transformado em moeda de troca, que vai levar mais inclusão social ao trocar os riquinhos pelos produtos da agricultura familiar”, pontuou.

Para o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, ao trabalhar com alunos estimula-se uma nova cultura que se estende às famílias, formando uma rede em que todos saem ganhando: a natureza, a comunidade escolar, os produtores rurais, os catadores de recicláveis.

“O programa será impactante para toda a população, uma vez que abrange não só a educação ambiental e educação financeira com a conscientização das crianças, mas também uma oportunidade de valorização da feira do produtor, que vai estimular a visitação do público e o consumo de produção local”, comentou o secretário.

Durante o lançamento a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, reforçou que o projeto Recicla Verdinho é mais uma das iniciativas promovidas por meio do Cidade Empreendedora – programa voltado para promover o desenvolvimento local e a transformação econômica dos municípios. “Essa é mais uma ação do Sebrae que dessa vez traz a responsabilidade socioambiental para as crianças, além do fortalecimento da agricultura família e a promoção desse ciclo virtuoso do desenvolvimento local”, ressaltou.

A diretora da Escola Municipal Vale do Amanhecer, Lilian Cristina Dias do Santos, falou sobre a importância do programa. “O projeto vai alavancar a nossa comunidade para que eles possam ter essa alimentação natural na mesa, pois eles necessitam desses alimentos. Muitos alunos já aderiram trazendo materiais nesse primeiro dia”, comentou.

Aline Santana da Silva, que é mãe de um dos alunos que vai participar do projeto, aprovou a ação na escola. “Essa iniciativa vai ensinar as nossas crianças sobre empreendedorismo e reciclagem, além de levar mais produtos naturais para a nossa mesa”, afirmou. Para o aluno do 4°ano da Escola Municipal Vale do Amanhecer, Enzo Murilo Nunes, 10 anos, a ação “vai ser muito útil para todas as pessoas, ainda mais para quem não tem tantas condições de comprar”, disse.

Também participaram do evento o vice-prefeito Roni Cota, a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral; os vereadores Adair Thiago, Rosângela Marçal, Evaldo Paulino; além de secretários e subsecretários municipais, entre outras autoridades.

Para obter mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.