21 FEV 2022
INAUGURAÇÕES
SAÚDE
Centro de Reabilitação atenderá crianças com intercorrências da prematuridade, paralisia cerebral, síndrome de down e autistas
Contar com um espaço exclusivo para atender crianças com intercorrências da prematuridade, paralisia cerebral, síndrome de Down e TEA (Transtorno do Espectro Autista) já é uma realidade em Costa Rica. Inaugurado pelo Governo Municipal e pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (21), o Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho oferecerá um atendimento humanizado e especializado para recém-nascidos prematuros e crianças até os 12 anos de idade com essas patologias.

Com investimento de mais de R$ 140 mil, oriundos de recursos próprios do Município, o espaço conta com equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga, neuropsicopedagoga e fisioterapeuta e visa atender cerca de 200 crianças inicialmente.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird, o objetivo é proporcionar e assegurar tratamento de reabilitação em um local adequado e de fácil acessibilidade, assistindo melhor paciente e familiares.

Ao inaugurar o espaço, o prefeito Cleverson Alves dos Santos destacou que além de pacientes de Costa Rica, o Centro de Reabilitação também vai atender crianças de município circunvizinhos através de parcerias com o Governo do Estado.

“O Centro de Reabilitação foi um compromisso firmado desde a apresentação do nosso plano de governo e que hoje está sendo entregue para nossas crianças. Um espaço que também estará de portas abertas para atender pacientes de Alcinópolis e Figueirão, para isso estamos certos de poder contar mais uma vez com o apoio do nosso secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e do governador Reinaldo Azambuja”, reforçou o gestor.

Na oportunidade o prefeito também entregou uma homenagem para a mãe de Juliano, Celma Barbosa Soares. “Nunca empurrei uma cadeira de roda, sempre caminhamos lado a lado, juntos. Durante esses 16 anos, tenho diversas pessoas para agradecer, pois caminharam com ele, me dando forças para não desistir. Espero que esse Centro de Reabilitação possa ajudar diversas pessoas e desejo, que todos tenham um anjo na sua vida, como eu tive”, destacou ela.

Também estiveram presentes no evento, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende; o deputado estadual, Gerson Claro; o presidente da Associação dos Prefeitos e Ex-prefeitos do estado de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina;  o coordenador regional de governo, Ivan da Cruz Pereira; a primeira-dama, Márcia Alves; o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota; a presidente da Câmara Municipal, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, os vereadores de Costa Rica: Jovenaldo Francisco dos Santos, Averaldo Barbosa, Evaldo Paulino, Everaldo dos Santos, Rayner Moraes, Ailton Amorim e Rosângela Marçal; o procurador geral do Município de Costa Rica, Rogério Coelho; o prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro acompanhado do vice, Jorge Mortari; o prefeito de Alcinópolis, Dalmi Crisóstomo, acompanhado do vice Valter Roniz; o prefeito de Paraíso das Águas, Anísio Andrade, acompanhado do vice, Roberto Carlos da Silva; os vereadores de Figueirão: Thiago Inácio, Flávia Bravo e Abadio Ribeiro; além de secretários e subsecretários de Costa Rica e municípios vizinhos, entre outras autoridades municipais e regionais.

Homenagem

Nascido em 29 outubro de 2003, Juliano da Silva Carvalho chegou aos braços da sua mãe de coração, Celma Barbosa Soares, com apenas 2 meses. Um mês depois, Juliano foi diagnosticado com a patologia paralisia cerebral e desde então passou a ser acompanhado pelos médicos da capital e de costa rica.

Em 2020 ele precisou ser submetido a uma cirurgia de recolocação de quadril, ficando internado no HU por uma semana. Após complicações ele foi encaminhado para a UTI, ficou internado por mais 1 semana até que conseguiu se recuperar e voltar para casa. Entretanto o jovem teve uma complicação e precisou voltar para o hospital, onde acabou vindo a óbito no dia 8 de fevereiro de 2020.

Juliano transformou a vida da família e dos amigos, trazendo alegria e uma lição eterna de como lutar por ela. O Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho homenageia a trajetória de lutas e vitórias do jovem.

Serviço

O Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho está localizado na Rua Ambrosina Paes Coelho, 1373, Centro, e o atendimento será feito das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira através de encaminhamento médico.