31 JAN 2022
AUTARQUIAS
SAAE contrata empresa especializada para fazer manutenção em redes de esgoto sanitário da cidade
O Município de Costa Rica, por intermédio do SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) contratou a empresa Limpadora Cacique com sede em Campo Grande para fazer a manutenção preventiva e desentupir as antigas redes coletoras de esgoto da cidade, fazendo a higienização devida, evitando assim, o acumulo de resíduos que ocasionam a obstrução de redes e a proliferação de insetos transmissores de doenças. O trabalho foi executado nos dias 27 e 28 de janeiro.

Nesta época das chuvas o número de entupimentos nas redes de esgoto aumenta, pois existem ligações clandestinas das águas pluviais diretamente na rede de esgoto. Essas ligações são proibidas e devem ser evitadas, pois causam o transbordo e retorno do esgoto para dentro das residências e uma série de transtornos. As redes de esgoto tendem a ficar sobrecarregadas e, em várias ocasiões o esgoto entupido causa danos à residência e ao meio ambiente.

Para o prefeito em exercício, Roni Cota, a rede coletora de esgoto fica entupida devido à grande quantidade de detritos sólidos que chegam à tubulação e, somente empresas especializadas nesta prestação de serviços, utilizando técnicas e equipamentos adequados, conseguem sanar por determinado período, esse problema de entupimento de forma rápida e sem sujeira. “Nosso compromisso é com o bom funcionamento do saneamento básico público na nossa cidade”, enfatiza o prefeito.

De acordo com o diretor geral da autarquia, Cearino Candido Narciso, com o passar do tempo as redes vão acumulando gorduras e assim, dificulta o escoamento dos efluentes (resíduos de esgoto).  O serviço também foi executado na estação de bombeamento (elevatória) com o objetivo de melhorar o bombeamento dos efluentes brutos para o setor de tratamento no chamado “ralf” e assim, melhorar e facilitar a manutenção e o escoamento das redes coletoras de esgoto de um modo geral. “Realizar manutenções preventivas é sempre muito mais barato. Com elas, você economiza tempo e dinheiro”, justifica.

Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro