29 DEZ 2021
AUTARQUIAS
Ex–servidora Vera Alice Garcia dá nome ao atual prédio sede do SAAE de Costa Rica
Foto: Angela Bezerra - Assecom/PMCR
Em cerimônia simples, realizada no final da tarde desta terça-feira (28), o vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, juntamente com o diretor geral, Cesarino Candido Narciso, vereadores e, demais autoridades, homenagearam “In Memoriam”, a ex-servidora pública Vera Alice Garcia, falecida em 13 de julho de 2021 e, que cumpriu sua jornada de trabalho por 36 anos no SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto, inaugurando a fachada da autarquia com a nova nomenclatura. O ato foi presenciado pelo pais e demais familiares da homenageada.

A homenagem póstuma, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e transformada na Lei nº 1.621, de 23 de agosto de 2021, publicada no Diário Oficial do Município nº 2968, página 1, que denomina edifício Vera Alice Garcia, o edifício-sede do Serviço Municipal de Água e Esgoto – SAAE, localizado na Rua José Narcizo Totó, 414 – Centro, nesta cidade.

A sinalização da nova denominação dada pela Lei, foi inaugurada pelo vice-prefeito, Roni Cota, juntamente com o diretor geral do SAAE, Cesarino Candido Narciso, vereador Averaldo Barbosa (presidente) e, pela mãe da ex-servidora, a professora Olga dos Santos Garcia, sob aplausos dos familiares e público presente.

Vera Alice Garcia nasceu aos 26 de fevereiro de 1962 na cidade de Santa Fé do Sul – SP. É filha do ex-pecuarista e aposentado, Jonas Garcia e da professora Olga dos Santos Garcia. Trabalhou na autarquia de 15 de outubro de 1984 até 12 de julho de 2021 pelo período de 36 anos, 3 meses e 2 dias. Ajudou na implantação do SAAE na cidade, sendo a primeira servidora administrativa, depois diretora geral e exerceu por diversas vezes, a chefia e outros cargos de comando. Faleceu aos 59 anos, após sofrer um infarto fulminante, deixando uma filha adotiva, Jéssica Garcia de Menezes, de 27 anos de idade, pessoa com deficiência.

Foi mulher honrada, mãe dedicada e exemplo de servidora. Sempre apaixonada pelo trabalho e por atender bem as pessoas, contribuindo de maneira relevante e significativa em benefício da população.

Por sua vez, o vice-prefeito, Roni Cota, externou cumprimento às autoridades e servidores presentes e à família da homenageada, ressaltando: “Os desígnios de Deus a gente não questiona, procura meios para aceitar e seguir em frente na nossa missão. Para nós foi uma perca dolorida, difícil e, repentina, ninguém esperava perder do nosso meio a servidora Verinha do SAAE.  Ela virou exemplo, modelo de dedicação e amor por essa autarquia, e recebe nossa homenagem como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Costa Rica e sua gente. Fica reconhecido e para sempre, eternizado aqui, o seu nome nessa placa de homenagem”, destaca.

Para o diretor do SAAE, Cesarino Candido Narciso agradeceu aos representantes do Poder Público pela justa homenagem e aos familiares da Vera pela presença, especialmente aos pais Jonas e Olga, e, ressaltou a importância de manter viva a sua memória com a homenagem póstuma. “Trabalhar ao lado dela por mais de 34 anos é uma vida inteira, um privilégio e um grande aprendizado pelo seu profissionalismo. Vai deixar saudades. Sua presença será sempre sentida”, argumenta.

A irmã Sônia Maria Garcia, disse estar emocionada com a justa homenagem do SAAE para sua irmã Vera e a sua família, agradeceu a todos pela lembrança e pediu para os servidores darem seguimento ao seu trabalho, com o mesmo carinho, empenho e dedicação que sua irmã tinha pela autarquia, principalmente no atendimento diferenciado à população. “Em nome da minha família, toda a nossa gratidão!”, finaliza.

O presidente da Câmara Municipal, Averaldo Barbosa da Costa falou que o momento era de muita comoção, saudou autoridades e o público presente, disse aos pais Jonas e Olga e aos familiares: “Eu vejo, não mais que uma homenagem, mas uma obrigação do município, dizer um muito obrigado, Vera, por tudo o que você fez na prestação desse serviço essencial à população costarriquense. Nada mais justo que perpetuar o seu nome aqui nesta casa, o SAAE”, justifica.

O servidor da autarquia, José Maria Barcelos de Menezes deixou uma mensagem de gratidão aos familiares da Vera, na pessoa da filha adotiva, Jéssica Garcia de Menezes, agradecendo, também as autoridades pela homenagem prestada à memória da mãe.

Participaram do ato, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos e o vice-prefeito, Roni Cota; o presidente da Câmara Municipal, Averaldo Barbosa da Costa, o primeiro-secretário da mesa, Jovenaldo Francisco dos Santos e o edil, Evaldo Paulino Garcia; os secretários municipais: Evair Gomes Nogueira (de Assistência Social), Jesus Queiróz Baird (de Saúde), Maria Barbosa Moreira (de Educação), Airton Ruiz Pereira (de Governo), Artur Delgado Baird (de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) e Penides Garcia Jacinto (de Transportes, Urbanização e Obras); os subsecretários:  Reinaldo de Almeida Valim (de Administração), Roberto Paes Barbosa (de Desenvolvimento) e Anivaldo Martins de Souza (de Obras); a Controladora Geral do município, Leticia Barros da Silva; o presidente do SIMCOR – Sindicato dos Servidores Públicos e da Previdência Municipal, Geandro Almeida dos Santos; Servidores Públicos Municipais, além dos familiares da homenageada: os pais, Jonas Garcia e Olga dos Santos Garcia, a irmã Sonia Maria Garcia; as sobrinhas, Daiane (casada com Neilor), Jane Laura (casada com Edgar) e Maísa Garcia (casada com Fernando), além do sobrinho Jonas Neto (casado com Mirian) e, ainda, Júlia, Emanuel, Teodora, Gustavo e Grazieli Garcia.

Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro