03 JAN 2022
AUTARQUIAS
Costa Rica libera novas ligações de esgoto para 10 localidades nesta segunda-feira
Foto Noticia Principal Grande
Bairros que estão com as novas ligaçoes de esgoto liberadas. Fotos: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR.
A partir desta segunda-feira (3), o Município de Costa Rica por intermédio do SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto estará liberando a ligação à rede pública de coleta de esgoto de 10 novas localidades, sendo por completo os bairros Jardim Afonso e Jardim Afonso II, Parque Industrial, Jardim Che Roga Mi, Jardim dos Pássaros, Sonho Meu IV e Sonho Meu V, Vale do Amanhecer, Vila Santana II; e parcial, o bairro Flor do Campo.

Para solicitar a ligação e obter maiores esclarecimentos, procurar o SAAE, no escritório central localizado à Rua Jose Narciso Totó, 444, Centro ou Escritório II, localizado à Rua Ambrosina Paes Coelho, 2.114, Vila Santana, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelos telefones (67) 3247-1086 escritório central e escritório II (67) 3247-1825.

De acordo com informações do Diretor Geral da autarquia, Cesarino Candido Narciso, todos os proprietários de imóveis destas localidades receberão uma notificação do SAAE para requerer à ligação à rede pública de coleta de esgoto. “O consumidor que fizer o requerimento dentro do prazo de 90 dias ficará isento da taxa de pagar a taxa de ligação que atualmente custa R$ 115,37”, informa.

Os percentuais que serão cobrados mensalmente e permanentemente nas contas de água dos consumidores serão 30% para ligações residenciais e de 50% para as comerciais.

Os três principais benefícios de se conectar à rede de esgoto estão ligados diretamente a mais saúde para sua família e sua comunidade, preservação do meio ambiente e valorização de imóveis e melhor infraestrutura da cidade.

A coleta do esgoto que sai da sua casa está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas da sua família e da sua comunidade. Existem muitas doenças que estão relacionadas à falta de saneamento básico, tais como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais.

Segundo dados do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares estão ligadas à falta do saneamento básico.

A disponibilidade dos serviços de saneamento básico e a aplicação de diversas tecnologias no saneamento são capazes de prevenir e reverter esses danos ambientais. Ao fazer a ligação na rede de esgoto, a população contribui para a proteção das matas ciliares, a limpeza dos rios, o retorno dos animais aos seus habitats naturais e o equilíbrio dos ecossistemas.

Será preciso apresentar os seguintes documentos para efetivar a solicitação: uma conta de água no nome do proprietário do imóvel ou contrato de aluguel, cujo documento informe o endereço e também os documentos pessoais do usuário.

Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro