15 JUL 2015
Trabalhadores da Coopercori e da Congeo recebem capacitação sobre os benefícios da destinação correta dos resíduos sólidos

A administração Municipal por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento e a empresa Mitigação Engenharia LTDA ofereceram na última sexta-feira, 10 de julho de 2015, aos trabalhadores da empresa Coopercori – Cooperativa de Catadores de Lixo de Costa Rica – MS e os funcionários da Congeo - Construção e Comércio Ltda - que faz coleta seletiva no Município, uma capacitação ministrada pela consultora e jornalista em Resíduos Sólidos, Eclair Silva.

A capacitação faz parte de mais uma etapa do Projeto em Educação Ambiental vinculado ao Projeto Cidade Limpa ‘Um sonho de todos’. Durante o treinamento foram abordados pela consultora vários aspectos, entre ele o benefício da destinação correta dos resíduos sólidos; a importância da separação correta; o valor do trabalho dos catadores e importância do lixo para comunidade.

Ainda durante a capacitação a consultora também apresentou alguns materiais feitos a partir de produtos reciclados, como telhas, vassouras, canetas e lápis. O curso foi finalizado com uma dinâmica sobre a importância de todos trabalharem em equipe ressaltando a valorização dos catadores.

Para o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, que esteve presente no treinamento, fica claro que o Projeto em Educação Ambiental é de extrema importância para o Munícipio e também para todos participantes dessa cadeia. Ele também destacou a importância da separação correta do lixo, “é preciso que todos continuem praticando para que possa ser feito a destinação correta desses resíduos”.

A coordenadora do projeto complementou que “o objeto é aproximar os trabalhadores de forma que fiquem claro que somos um ‘Elo’, dependemos um do outro. A separação do lixo começa em nossas casas e que quando chega à cooperativa podemos fazer muito mais, de ‘lixo a matéria prima’, comentou Telma Rossafa que também esteve presente na capacitação”.

O representante da Empresa Mitigação Kleber Augusto Nunes dos Santos também participou da do treinamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024