14 JUL 2015
Em Franca, alunos da Rede Municipal de Ensino participam de clínica de basquete e recebem certificados

Com idades entre 12 e 14 anos, os alunos da REME – Rede Municipal de Ensino – de Costa Rica – MS participaram na cidade de Franca – SP, de uma Clínica de Basquete na Chuí Chuá Esportes e realizaram partidas amistosas contra as equipes de competição da escola e também da ASPA.

Na semana em que passaram em Franca os alunos aprenderam diversos fundamentos do esporte como drible, passe, bandeja, finalização e rebote. “Nós podemos aprimorar os conceitos que já são passados pelos técnicos deles e desenvolvemos atividades que vão melhorar as habilidades motoras e coordenativas dos garotos. Percebemos que lá em Costa Rica já existe um trabalho de basquete interessante, então com esse contato o garoto vai perceber o que ele precisa fazer para melhorar no esporte”, disse Marco Aurélio dos Santos, o Chuí.

Para o técnico de basquete de Costa Rica (localizada a há 750 quilômetros de Franca), Kristyan Almeida, visitar a Capital Nacional do Basquete era um sonho antigo e que agora vai contribuir com o projeto de formação existente na cidade que é conhecida pelo forte potencial turístico e dos esportes radicais.  “Contamos com os esportes radicais e o futebol que disputam a primeira divisão do Estado, mas com o basquete teremos a oportunidade de avançar com mais uma modalidade esportiva superinteressante para nossas crianças e jovens. Se esses meninos acreditarem no projeto, com certeza o nosso basquete vai chegar a um patamar legal no Brasil. Por isso viemos a Franca, cidade que é referência máxima no basquete”, disse.

A temporada em Franca também serviram de preparação para os alunos da equipe Sub-14, da Escola Municipal Francisco Carrijo, que vão estar nos JEMS 2015, Jogos Escolares do Mato Grosso do Sul, que começam no mês que vem. “Foi a maior experiência da minha vida estar aqui em Franca. Com essa preparação vamos entrar “voando” no estadual, avaliou o armador de 14 anos, Eduardo Macedo. “Eu também realizei meu sonho, que era o de jogar em uma quadra com piso de madeira, nunca havia pisado em uma assim antes”, finalizou o garoto.

Os meninos de Costa Rica também tiveram a oportunidade de conhecer o Ginásio Pedrocão e acompanhar o treino do Franca Basquete, equipe que disputa o Novo Basquete Brasil, Campeonato Paulista e o Sul-americano de Basquete. “Gostei muito de Franca e quero vir jogar aqui. Quando fui no treino do time profissional eu quase quebrei o pescoço de tanto que os jogadores são grandes”, brincou o ala Rian Maciel, de 14 anos.

O professor de educação física de Costa Rica, Kristhyan Almeida Rodrigues complementa que “foi um aprendizado incrível para nós. O francano está acostumado, ele convive com grandes nomes como o do Chuí, o Lula, vê o time treinando e ainda pode conversar tranquilamente com os jogadores. Viver esse clima de se “sentir um francano”, foi apaixonante. Essa magnitude do basquete nos motiva a colocar em pratica, o quanto antes, tudo que aprendemos aqui”, disse.

“Agora é desenvolver e colocar em pratica o que aprenderam. Só assim esses garotos vão conseguir melhorar o aprendizado técnico e individual, tendo assim uma evolução no jogo coletivo”, finalizou Chuí.

Franca é conhecida como a Capital Nacional do Basquete e recebeu no começo desse mês de julho 12 garotos das cidades de Costa Rica e Água Clara – MS. “Em Franca a pessoa vivencia o basquete, tem contato com ídolos, troca experiência com quem jogou, conversa tranquilamente com quem joga no profissional, vê as categorias de base. Essa dinâmica vai ajudar bastante o nosso futuro”, finalizou o aluno Rian Maciel, 14 anos.

14/07/2015
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024