18 AGO 2014
Equipe do NASF realiza trabalho de orientação às puérperas de Costa Rica

O NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família – da Secretaria de Saúde de Costa Rica - MS, que busca o fortalecimento da Atenção Básica, vem promovendo a criação de espaço de saberes voltado para as puérperas - mulheres que já ganharam bebê - nas unidades de Saúde da Família a fim de incentivar o aleitamento materno exclusivo e tirar dúvidas sobre a amamentação.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, periodicamente as gestantes recebem orientações, a respeito das vantagens do aleitamento materno para o bebê e para a mãe, por meio de ações educativas realizadas pela equipe do NASF, composta por um psicólogo, dois terapeutas ocupacional, uma fonoaudióloga e um educador físico, além de demais profissionais que fazem parte da ESF – Estratégia de Saúde da Família.

“Com este trabalho, ampliamos o potencial para a redução dos indicadores de mortalidade infantil, infecções do trato gastrointestinal, desenvolvimento da fala, do trato respiratório, saúde auditiva, além dos fatores nutricionais e sociais”, explicou Adriana Tobal.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Daiane de Souza Pupin, lembra que para marcar o mês de Agosto, o mês da Amamentação, a equipe do NASF reforçou as ações em alusão a Semana Mundial da Amamentação celebrado no período de 1 a 07 de agosto de 2014.

“Para marcar a semana também foi entregue nas unidades de saúde panfletos educativos e folders, além disso, qualquer mulher que tiver dúvidas sobre a amamentação deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa, pois os profissionais estão totalmente dispostos a ajudar”, finalizou Daiane de Souza.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024