09 JUL 2014
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento alerta população sobre o perigo das queimadas

Para eliminar os focos de incêndio na cidade, a Prefeitura de Costa Rica - MS, por meio da SEMAD - Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, alerta a população para que denuncie as queimadas, por meio dos telefones: 67 - 3247 7080 (SEMAD) e/ou 67 - 3247 5413 (PMA – Polícia Militar Ambiental).

“É fundamental a colaboração da população para ajudar a coibir esse tipo de crime, ajude a cuidar de nossa cidade, denuncie quem estiver colocando fogo em terrenos baldios, fazendo queimadas de lixos em quintais, e colocando fogo em pastagens particulares causando grandes danos e prejuízos aos produtores”, solicitou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa.

O secretário reforça que a prática de queimadas é proibida, e caracterizada como crime ambiental. “Mesmo os pequenos focos de incêndio são prejudiciais à saúde da população, devido à emissão de fumaça. Além disso, a falta de chuva e a intensidade dos ventos também podem agravar as queimadas, resultando em uma área maior atingida pelo fogo. Com o vento e o tempo seco, o fogo se propaga mais rápido, e então fica mais difícil de ser combatido”, afirma Keyler Barbosa.

Além disso, a fumaça é levada pra longe com o vento, podendo permanecer no ar até depois que o fogo já foi apagado, se dissipando num local distante de onde o foco de incêndio começou. “À noite, quando o ar esfria, a tendência da fumaça é descer, com os mesmos poluentes do começo da queimada. Dessa forma, fica ainda mais perto das pessoas, causando muitos problemas respiratórios”, explica a secretária de Saúde, enfermeira Adriana Tobal.

Combate às chamas
O procedimento de combate ao fogo é sempre o mesmo, mas há duas classificações, de acordo com a característica do local: incêndio florestal ou em área limpa (pasto, terreno baldio). “Independentemente do tamanho da área atingida pelas chamas, não é aconselhável que a população tente agir sozinha para controlá-las, já que não é preparada para isso”, reforça o secretário Keyler Barbosa.

Nessas situações, a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, ou com a PMA que são capacitados para ações de denúncia e fiscalização ambiental. “Ajude a combater esse crime que pode vir a causar mal para você”, finalizou Barbosa.

DENUNCIE QUEIMADAS ATRAVÉS DESTES TELEFONES:
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento: (67) 3247 7080 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h).
PMA – Polícia Militar Ambiental: (67) 3247 5413
PM – Polícia Militar: 190 (24h)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024