07 JUL 2014
Educadores e autoridades policiais, eclesiásticas e municipais discutem estratégias para prevenção da violência na escola

A secretária de Educação, professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a subsecretária Dulcineia Rosa, os educadores da REME – Rede Municipal de Ensino, autoridades policiais e eclesiásticas, participaram no último dia 30 de junho, da primeira de reunião que abordou algumas estratégias para prevenção da violência na escola.

A secretária lembrou que a escola é o segundo lar para muitas crianças e jovens e esse ambiente pode se tornar favorável para denúncias que dificilmente são feitas na casa das vítimas.

Durante o encontro, a equipe pedagógica da REME apontou os sinais percebidos numa criança vítima de violência. “Ela pode apresentar irritabilidade, mau humor, agressividade e outros sintomas que podem ser observados pelos professores”, destacou a subsecretária Dulcineia Rosa.

Na ocasião, os educadores relataram situações de violência contra a criança e nas quais tiveram que interferir. Durante a reunião os diretores das escolas municipais relataram experiências vivenciadas com alunos. “Para tentarmos combater a violência na escola, primeiro temos que atingir o ‘umbigo’ do problema, que muitas vezes pode vir de dentro de casa”, lembrou a secretária.

A reunião foi realizada no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação, e também contou com contou com a participação do delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, do delegado adjunto Hoffman D’Avilla Candido e Sousa, do comandante da PMA – Polícia Militar Ambiental – Anderson Ortiz, do policial militar Pimenta, do padre Wilkison Mendes, entre outros.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024