03 JUL 2014
Secretária de Saúde garante mais 2 médicas cubanas do Programa Mais Médico

A secretária de Saúde de Costa Rica – MS, enfermeira Adriana Tobal, garantiu mais duas médicas cubanas do Programa “Mais Médicos” para o Município. Kirelis Ranki Morales e Liyan George Veranes chegaram na manhã desta quinta-feira, 03 de julho de 2014, ao Município.

No final da tarde desta quinta-feira (03), a secretária apresentou ao prefeito Waldeli dos Santos Rosa as médicas cubanas.

“Kirelis Ranki e Liyan George, estamos recebendo vocês de braços abertos. Tenho certeza que vocês serão muito bem acolhidas pelo nosso povo, porque sei que vocês têm muito a contribuir com a nossa saúde”, comemorou o chefe do Executivo Municipal que acrescentou “agora são seis médicos residindo no Município, algo que nunca houve antes e será uma das mais importantes conquistas na saúde”, disse Waldeli.

De acordo com a secretária Adriana Tobal, entre os municípios do Estado, Costa Rica foi a que obteve a maior quantidade de profissionais comparada ao número de habitantes. “Com a chegada desses médicos, 100% da população estará coberta no atendimento da atenção básica em saúde”.

Adriana Tobal agradeceu a cada uma das cubanas pela missão que elas vieram cumprir no Brasil. “Vocês deixaram família, o seu País para nos servir. Como secretária de Saúde me sinto gratificada em recebê-las em nossa terra”, afirmou.

As novas médicas começam a trabalhar em um mês. “Nesse período, elas farão uma ambientação para conhecer melhor a cidade e também a rede de saúde do Município”, explicou a secretária de Saúde.

O salário desses profissionais será pago pelo Governo Federal, enquanto a Prefeitura pagará a moradia e alimentação, isso porque, os médicos vêm ao Brasil por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Saúde de Cuba por meio da Opas - Organização Pan-Americana de Saúde, que integra o programa Mais Médicos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024