22 JAN 2014
Saúde promove dia 29 ação na Feira do Produtor em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

A Prefeitura de Costa Rica – MS e a Secretaria Municipal de Saúde realizam no próximo dia 29 de janeiro de 2014 (quarta-feira), das 18h30 às 21h30, na Feira do Produtor, uma ação para lembrar o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, celebrado no dia 30 de janeiro.

Uma equipe da Secretaria de Saúde estará montando um posto móvel na Feira do Produtor para realizar teste de sensibilidade em pacientes com manchas ou lesões suspeitas, além de orientar a população sobre a doença com a entrega de panfletos e apresentação de vídeos educativos.

“Essa atividade busca não só detectar novos casos, mas para manter presente a preocupação das pessoas com a hanseníase”, afirmou a secretária de Saúde, enfermeira Adriana Tobal.

As ações na Feira do Produtor estão inseridas na campanha educativa cujo slogan é “Hanseníase tem cura”. A secretária Adriana Tobal explicou ainda que iniciativa é fundamental para conscientizar à população sobre a existência da doença e sobre a disponibilidade do tratamento oferecido pelo SUS - Sistema Único de Saúde. “O objetivo desse dia é reafirmar nosso compromisso e manter a luta contra a Hanseníase", declarou.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Daiane Pupin, todas as unidades básicas de saúde – ESF – Estratégia de Saúde – também estão intensificando ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da hanseníase. “A população pode procurar atendimento ou tirar dúvidas em uma unidade de saúde mais perto de casa”, esclareceu.

Ministério da Saúde
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil identificou 33.303 novos casos de hanseníase em 2012. Os números do ano passado ainda não foram fechados, mas a estimativa do governo é que eles fiquem entre 30 mil e 33 mil novos casos. Ainda assim, a taxa de prevalência da doença caiu 65% nos últimos dez anos, passando de 4,33 para cada 10 mil habitantes em 2002 para 1,51 para cada 10 mil habitantes em 2012.

Hanseníase
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, que ataca os nervos e a pele, podendo ainda afetar outros órgãos como fígado, os testículos e os olhos. A doença tem tratamento e cura, mas com diagnóstico tardio e sem tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo. Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado.

Assim que o tratamento é iniciado, a doença deixa de ser transmitida. O período de tratamento varia de seis meses a um ano e o paciente pode ficar completamente curado, desde que siga corretamente os cuidados necessários. Buscar o auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução do quadro e a contaminação de outras pessoas.

Alguns sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo. Informações da Secretaria de Saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024