A Prefeitura de Costa Rica, da cidade conhecida como a capital estadual do algodão e dos esportes de aventura tem buscado se modernizar e otimizar os serviços públicos por meio da transformação digital. Desde agosto de 2021, a administração municipal adotou o sistema online 1Doc, o que resultou em uma economia significativa na impressão de documentos e em maior agilidade e transparência nos procedimentos.
Conforme dados divulgados, desde o início da operação do 1Doc, foram gerados mais de 123 mil documentos oficiais, evitando a impressão de mais de 630 mil cópias de papéis. Essa digitalização dos processos resultou em uma economia de mais de R$ 300 mil para a cidade.
Além dos benefícios financeiros, a modernização dos processos tem facilitado a vida dos cidadãos, servidores públicos e empreendedores. Agora, o cidadão pode fazer pedidos e acompanhar a execução dos serviços sem sair de casa, a qualquer momento. Os servidores têm a possibilidade de trabalhar de maneira mais segura e compartilhada. Já os empreendedores contam com a desburocratização, digitalização e redução de prazos em diversos processos, facilitando a abertura e o desenvolvimento de negócios na cidade.
Para celebrar esses avanços e fortalecer a continuidade das políticas públicas voltadas à transformação digital, a Prefeitura de Costa Rica tem usado a tecnologia a seu favor. A adoção de avanços tecnológicos tem contribuído para melhorar a vida da população local, seja no âmbito pessoal, profissional ou empresarial. Uma das primeiras medidas foi a disponibilização do novo site da Prefeitura, muito mais moderno e de fácil navegação com o Diário Oficial antes manual, agora totalmente digital.
O gestor da pasta de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo César Gabaron Vargas, ressaltou a importância do capital humano nesse processo de transformação digital. Ele destaca que, apesar da tecnologia ser uma aliada fundamental, são os servidores da Prefeitura que fazem toda a diferença.
O modelo adotado pela administração pública de Costa Rica busca modernizar os serviços e promover a participação do cidadão. Através do processo eletrônico digital, a agilidade e transparência na execução dos serviços públicos são incentivadas, tornando o relacionamento entre a população e a Prefeitura mais eficiente e acessível.
A transformação digital também abrangeu a melhoria do ambiente de negócios na cidade. A Prefeitura elaborou um plano com ações voltadas para simplificar e desburocratizar os processos internos, revisando legislações e sistemas. O objetivo foi reduzir exigências, prazos e custos para os empreendedores locais, estimulando a geração de empregos e renda na cidade.
Com a adoção dessas estratégias, a Prefeitura de Costa Rica está promovendo uma verdadeira revolução digital na administração pública, beneficiando tanto a população quanto os servidores e empreendedores locais. A economia gerada pela redução da impressão de documentos e a modernização dos processos são apenas alguns dos exemplos dos benefícios trazidos pela transformação digital para a cidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista