10 DEZ 2013
Secretária de Saúde, Adriana Tobal, faz prestação de contas na Câmara de Costa Rica

Para garantir à transparência das ações da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde de segunda-feira, 09 de dezembro de 2013, a secretária da pasta Adriana Tobal, apresentou em Audiência Pública, a prestação de contas do 1º e 2º quadrimestre que compreende o período de janeiro a agosto deste ano.

Realizada no Plenário da Câmara Legislativa, o presidente da Casa de Leis vereador Lucas Lázaro Gerolomo abriu a sessão que contou com a participação do prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Osmar Junior, dos secretários de governo, subsecretários, assessores, dos vereadores, servidores da Secretaria de Saúde, da Casa e sociedade em geral.

Clique em Download e confira na íntegra o demonstrativo que apontam números, ações e valores dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Costa Rica no período de janeiro a agosto deste ano.  A audiência foi transmitida Ao Vivo pela emissora RCR – Rádio Costa Rica AM 1460. O presidente da Casa também deixou a disposição dos ouvintes os números de telefone (67) 3247 1485 e/ou (67) 3247 1254 para encaminhar perguntas e enviar sugestões.

Adriana Tobal explanou detalhadamente os demonstrativos de receitas correntes, tributárias e patrimoniais, despesas e fontes de recursos. Diante dos números apresentados, a secretária de Saúde afirmou que as reclamações dos atendimentos nos ESFs – Estratégia de Saúde da Família – CEM – Centro de Especialidades Médica e FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica estão baixas, contrariando alguns vereadores que insistem em afirmar que falta médicos e que há grande demora no atendimento.

“Fiquei abismado quando fui apurar uma denúncia e que quando liguei para falar com a suposta paciente ela afirmou categoricamente que não havia feito nenhuma reclamação da saúde, e que tão pouco havia preenchido algum papel reclamando”, relatou durante a audiência o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Osmar Junior.

Um relatório apresentado pela secretária esclareceu minuciosamente as ações executadas nas unidades de saúde do Município, as adesões aos programas estaduais e federais, os projetos, as especialidades ofertadas, o número de servidores, de consultas, de cirurgias, dos exames laboratoriais, e de alta complexidade, a locomoção de pacientes para tratamento em outras cidades, aquisição de veículos e equipamentos, os serviços de atenção básica, saúde bucal, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, as pactuações, etc.

A secretária de Saúde de Costa Rica também apresentou em gráficos e tabelas dos dados referentes a oito meses de atuação à frente da secretaria. A apresentação da secretária foi marcada pela expectativa de novos serviços na área da saúde que devem ser aplicados no Município.

Adriana Tobal foi bastante elogiada por sua atuação na Secretaria pela maioria dos vereadores que esqueceram as costumeiras críticas e partiram para os elogios desde a abertura dos trabalhos até o encerramento quando ela expôs s metas a serem alcançadas pela atual gestão nos próximos anos, dentre elas a redução da gravidez na adolescência.

A secretária ressaltou a confiança que tem na sua equipe. “Uma das obrigações prioritárias do gestor público é a prestação de contas em relação aos recursos e investimentos, e assim garantimos a transparência política e fiscal, além de manter a democracia, ‘estou’ secretária há pouco tempo e afirmo que já avançamos bastante, mais há ainda muito para ser feito, são muitos os desafios, mas com comprometimento e com esta equipe eficiente tentamos melhorar, priorizar e humanizar a saúde municipal estamos abertos ao diálogo, as ideias, as críticas, acredito que devem sempre existir, servem para as melhorias, por que na saúde, tudo é imediato, não pode deixar para depois, não tem como planejar, só se deve executar”, concluiu Adriana Tobal.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024