16 FEV 2024
SAÚDE
Saúde realiza inserção de DIU e ultrassonografias na ESF Vale do Amanhecer e Rural em Costa Rica
Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Costa Rica/MS convocou 10 mulheres para participar da inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) e realização de ultrassonografias na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vale do Amanhecer e Rural. A ação teve como objetivo oferecer métodos contraceptivos e exames de rotina para as moradoras da região.

Os DIUs de cobre foram inseridos em seis mulheres, garantindo a elas uma opção de contracepção segura e de longa duração. No último quadrimestre de 2023, 61 mulheres realizaram com sucesso o procedimento. O Ministério da Saúde fornece os DIUs, o que torna o procedimento acessível para a população. As mulheres interessadas em receber o DIU devem procurar a unidade de saúde de seu bairro e deixar seus nomes em uma lista de espera.

A médica Alena Marques e a técnica de enfermagem Idevanilce Nogueira foram responsáveis pela execução do trabalho em Costa Rica. Elas realizaram o procedimento de inserção dos DIUs, garantindo que as mulheres recebessem o método contraceptivo de forma segura e adequada. Além disso, o médico da ESF Rural, Cristiano Cajango, foi responsável por realizar as ultrassonografias nas participantes.

A inserção do DIU é um procedimento rápido e indolor, que oferece às mulheres uma opção de contracepção altamente eficaz. Além disso, o DIU de cobre não possui hormônios, o que o torna uma opção adequada para mulheres que não desejam utilizar métodos contraceptivos hormonais.

A Secretaria de Saúde de Costa Rica realiza a inserção dos DIUs mensalmente, de acordo com a demanda da população. Essa iniciativa demonstra o comprometimento da administração local em oferecer métodos contraceptivos seguros e acessíveis para as mulheres da região.

A realização das ultrassonografias também é fundamental para a saúde das mulheres, permitindo a identificação precoce de possíveis alterações ginecológicas. Por isso, a presença do médico Cristiano Cajango na ação foi de extrema importância, assegurando que as participantes pudessem realizar o exame de forma eficiente e com qualidade.

A inserção de DIUs e a realização de ultrassonografias são ações essenciais para a saúde reprodutiva das mulheres. A Secretaria de Saúde de Costa Rica vem se destacando na oferta desses serviços, garantindo que as mulheres tenham acesso a métodos contraceptivos seguros e exames de rotina que contribuem para o cuidado e prevenção de problemas ginecológicos.

Com essa iniciativa, a administração municipal reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar das mulheres, promovendo a prevenção de doenças e a garantia de uma vida reprodutiva saudável para todas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024