13 FEV 2024
SAÚDE
Costa Rica inicia vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos nesta quarta-feira
A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024, à aplicação da Vacinação contra a Dengue - D1 em Crianças de 10 e 11 anos. A campanha acontece em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

De acordo com a Nota Técnica nº 11/2024-CGIRF/DPNI/SVSA/MS, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. A partir dessa decisão, o processo de implementação da vacina foi iniciado, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e do Comitê Técnico Assessor em Imunização (CTAI).

Seguindo as orientações dessas entidades, a vacinação contra a dengue foi recomendada para pessoas de 6 a 16 anos que vivem em áreas de alta carga e transmissão da doença. No entanto, o Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), decidiu iniciar a vacinação na faixa etária de 10 a 14 anos, com base nas taxas de hospitalização por dengue registradas nos últimos 5 anos no Brasil.

A distribuição das doses nos municípios foi baseada em critérios como a incidência da doença, o tamanho populacional e a predominância do sorotipo DENV-2, recentemente emergente. Costa Rica foi contemplada com 771 doses nessa primeira remessa.

Para garantir a efetividade da vacinação, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação da criança.

A aplicação da D1 será realizada inicialmente nas idades de 10 e 11 anos, visando ampliar o acesso da população-alvo à vacina no menor tempo possível. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, reforça a importância da vacinação contra a dengue e ressalta que a campanha seguirá as orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de saúde.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024