25 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Trinta mil estudantes aprendem sobre empreendedorismo na escola por meio do programa Cidade Empreendedora
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Trinta mil estudantes de escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul estão aprendendo sobre empreendedorismo por meio do programa Cidade Empreendedora. Na Escola Municipal Belonizia Paulino de Oliveira, localizada na comunidade rural do Porto Curralinho em Costa Rica/MS, os alunos participam do projeto "Empreendedorismo na escola" e aprendem em sala de aula sobre empreendedorismo, desenvolvendo produtos que são posteriormente expostos em feiras na própria escola.

Em 2023, o Sebrae/MS contemplou mais de 48 mil estudantes em Mato Grosso do Sul ao oferecer soluções em educação empreendedora para escolas públicas e privadas. O programa foi implementado pelo Sebrae/MS, que capacitou mais de 8 mil professores para trabalhar a temática em sala de aula, um aumento de 33% em relação ao ano anterior. Cerca de 62% dos estudantes beneficiados pelo programa vivem em municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre as prefeituras e o Sebrae/MS.

O programa apresenta aos estudantes a possibilidade de empreender como uma carreira, além de desenvolver habilidades como comunicação, criatividade e trabalho em equipe. Os professores são capacitados de acordo com a faixa etária e grau de escolaridade dos alunos.

No último ano, três escolas municipais de Ladário também participaram do programa, onde 880 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolveram produtos para a venda. A professora Lucileide Rodrigues Calças destacou a importância do programa para estimular a independência das crianças e envolver as famílias nesse processo.

Uma das estudantes participantes, Brenda Julia Correa de Aquino, de 11 anos, afirmou que o programa despertou nela o interesse pelo empreendedorismo como uma possibilidade de carreira. Ela planeja ser influenciadora digital e ter sua própria marca de maquiagem.

Além de Costa Rica e Ladário, ao todo, 36 municípios também foram atendidos pelo programa Cidade Empreendedora, incluindo Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos. As metodologias oferecidas pelo Sebrae voltadas para a educação empreendedora podem ser adotadas por outras instituições de ensino interessadas, sejam públicas ou privadas.

O programa continuará a ser realizado nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, e mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo e-mail educacaoempreendedora@ms.sebrae.com.br.