20 NOV 2023
MULHERES
Costa Rica lança Programa Dialogando Igualdades em parceria com o TJMS nesta quinta-feira
Na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 9h da manhã, o Município de Costa Rica, em parceria com a Câmara de Vereadores, o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realizará o lançamento do Programa Dialogando Igualdades contra a violência doméstica e familiar. O evento ocorrerá no plenário das deliberações Vereador Simino Jorge de Oliveira, na Câmara Municipal.

O evento é aberto a toda população de Costa Rica, sendo uma oportunidade para promover a conscientização sobre a violência contra a mulher e a importância da mudança de comportamento por parte dos agressores.

O Programa Dialogando Igualdades é fruto de uma parceria entre o Município de Costa Rica e o TJMS, por meio do termo de Cooperação Mutua 03.082/2022. Seu principal objetivo é promover uma mudança cultural em relação à violência contra a mulher no Estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, serão realizadas atividades grupais de caráter reflexivo e psicopedagógico, com a finalidade de conscientizar e responsabilizar homens autores de violência doméstica e familiar.

O programa busca proporcionar aos agressores um espaço de reflexão sobre seu comportamento violento e a necessidade de mudança de atitude em relação às mulheres. A abordagem utilizada será responsabilizante, visando à ruptura do ciclo de violência. A iniciativa contará com o apoio operacional e logístico da Secretaria de Políticas para Mulheres do Município de Costa Rica.

Os encontros dos grupos reflexivos serão realizados em formato grupal, com a participação de até 15 homens autores de violência doméstica. Esses indivíduos serão encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, que determinará a obrigatoriedade de comparecimento como condição para o cumprimento de pena, medida cautelar ou medida protetiva de urgência.

Com o lançamento do Programa Dialogando Igualdades, o Município de Costa Rica dá mais um passo na luta contra a violência doméstica e familiar, em busca de uma sociedade mais igualitária e segura para todas as mulheres.