25 OUT 2023
SAÚDE
Costa Rica realiza mais de 26.5 mil atendimentos para promover a saúde bucal em apenas 9 meses
No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista e da Saúde Bucal, uma data dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde da população. Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou um relatório completo das ações realizadas pelos dentistas no período de janeiro a setembro de 2023, evidenciando a importância e relevância desses profissionais na saúde bucal da comunidade.

O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, enalteceu o trabalho e a importância desses profissionais. "O trabalho dos dentistas é de extrema importância para garantir a saúde bucal da população. Através de consultas regulares, tratamentos adequados e orientação de higiene bucal, podemos prevenir doenças e promover um sorriso saudável. Parabenizo e agradeço a todos os dentistas pelo compromisso e dedicação em cuidar da saúde da comunidade”, destaca o prefeito.

De acordo com o relatório de procedimentos, 12 cirurgiões-dentistas realizaram mais de 26.599 atendimentos no período analisado. Esses números expressivos demonstram o compromisso e dedicação desses profissionais em proporcionar um atendimento de qualidade e garantir a saúde bucal dos cidadãos costarriquenses.

Entre os procedimentos mais realizados estão: atendimentos de urgência (1.897), tratamentos completados (2.268), consultas de retorno (3.258) e primeiras consultas (3.292). Além disso, foram realizadas visitas domiciliares (685) e uma variedade de outros procedimentos, como acesso à polpa dentária (338), adaptação de próteses (503), aplicação de cariostático (153), aplicação de selantes (387), aplicação tópica de flúor e EPB (212), capeamento dental (233), curativo demora (370), drenagem de abscessos (23), extrações (1.401), instalação de próteses (261), moldagem (237), orientação de higiene bucal (3.217), profilaxia (257), pulpotomia (31), raio-x (163), raspagens (1.694), restaurações (3.975), retirada de ponto (353), selamento provisório (559), próteses/EPB (264) e suturas (568).

Através desses procedimentos, os dentistas têm como objetivo principal garantir a saúde bucal da população, prevenir doenças e promover um sorriso saudável. Os cuidados com a saúde bucal vão além da estética, uma vez que problemas dentários podem afetar não apenas os dentes e a boca, mas também outras partes do corpo.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos reconhece que os dentistas previnem doenças e promovem um sorriso saudável. "A atuação dos dentistas é fundamental para garantir a saúde bucal da população, prevenir doenças e promover um sorriso saudável. Além disso, é importante ressaltar a relação entre a saúde bucal e a saúde geral do indivíduo. Por isso, a conscientização sobre a importância da saúde bucal e a realização de consultas regulares são essenciais para prevenir doenças e promover uma melhor qualidade de vida”, argumenta.

A atuação desses profissionais é fundamental para evitar problemas como cáries, gengivite, periodontite, doenças da polpa dentária, abscessos e outras condições que afetam a saúde bucal. Além disso, a orientação de higiene bucal, realizada em mais de três mil consultas, auxilia a população a adotar hábitos saudáveis de limpeza e prevenção.

Através de tratamentos completados, extrações, restaurações e outros procedimentos, os dentistas contribuem para a restauração e preservação da saúde bucal dos pacientes. É importante ressaltar que esses profissionais desempenham um papel fundamental na saúde geral, uma vez que doenças bucais podem estar relacionadas a problemas cardíacos, diabetes, complicações na gravidez e outras condições de saúde.

A cirurgiã-dentista, Larissa Silva Vargas da Estratégia de Saúde da Família – ESF São Francisco ressalta que, poder ajudar as pessoas a terem uma saúde bucal melhor e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida é essencial. “É gratificante ver o sorriso no rosto dos pacientes quando alcançam resultados positivos após um tratamento. Trabalhar em equipe também é fundamental para garantir um atendimento de excelência. Estou comprometida em poder contribuir para a saúde bucal das pessoas e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida para todos”, comenta.

Portanto, fica evidente a importância do trabalho dos dentistas e da conscientização sobre a saúde bucal. Através de consultas regulares, cuidados diários com a higiene bucal e tratamentos adequados, é possível prevenir doenças, manter um sorriso saudável e promover uma melhor qualidade de vida.

Neste Dia do Dentista e da Saúde Bucal, é fundamental reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que dedicam suas vidas a cuidar da saúde bucal da população. A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Saúde, parabeniza e agradece a todos os dentistas pela dedicação e pelos serviços prestados, reafirmando o compromisso de continuar investindo na saúde bucal da comunidade.

Fonte: Assecom / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024