09 OUT 2023
GABINETE DO PREFEITO
Costa Rica participa do 1º Congresso dos Municípios de MS com enfoque no programa Cidade Empreendedora
Fotos: Thiago Costa Fotografias
O 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul teve como objetivo oferecer soluções inovadoras para a gestão pública, com destaque para o programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS. O evento contou com a participação ativa do município de Costa Rica e teve como foco as discussões sobre políticas públicas, reforma tributária e o desenvolvimento local.
O município de Costa Rica/MS, teve uma participação ativa no 1º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em parceria com o Governo do Estado e Sebrae/MS, teve como objetivo oferecer soluções inovadoras direcionadas ao setor público, com o propósito de aprimorar os processos de gestão e o municipalismo. Mais de 1.900 pessoas participaram das atividades voltadas para a gestão pública municipal.

"O Sebrae/MS é um grande parceiro da Assomasul e das cidades do Estado por sempre estar junto conosco incentivando a inovação na gestão pública e, hoje mais uma vez, contamos com esse apoio. O congresso é um marco na história de Mato Grosso do Sul, pois reúne prefeitos, prefeitas e gestores públicos para que possamos falar de diversos temas pertinentes às políticas públicas", expôs o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos.

O congresso contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e teve como destaque as discussões sobre políticas públicas e temas relevantes para as administrações municipais, como a reforma tributária. O evento teve uma ampla programação composta por palestras e painéis, abordando assuntos como municipalismo, governança, reforma tributária, inovação na gestão pública e Rota Bioceânica.

O Sebrae, como instituição que incentiva o desenvolvimento dos municípios e tem atuado junto às administrações municipais para promover a melhoria do ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo, marcou presença no congresso como apoiador da iniciativa. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, foi homenageado e destacou o importante trabalho da instituição, realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, que visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Durante o congresso, o programa Cidade Empreendedora foi apresentado ao público em um estande, além de ter sido tema de palestras e painéis. Dois prefeitos de municípios que participam do programa, José Paulo Paleari, de Nova Alvorada do Sul, e Germino da Roz, de Batayporã, relataram como a iniciativa contribuiu para melhorar a gestão pública em seus municípios e fortalecer o empreendedorismo local.

O programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS aos municípios de Mato Grosso do Sul, tem trazido resultados significativos às 37 cidades que aderiram ao programa. O pacote de soluções oferecido pelo programa busca transformar os municípios em ambientes favoráveis para os pequenos negócios se tornarem mais competitivos.

Durante o congresso, também foram abordados temas como a promoção da sustentabilidade nos municípios e o desenvolvimento regional, com a participação de gestores públicos de municípios que integram o programa Cidade Empreendedora.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR / Sebrae/MS
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista c/ Sebrae/MS