13 SET 2023
SAÚDE
Costa Rica dá início a Campanha de Multivacinação para atualização vacinal em crianças e adolescentes
A cidade de Costa Rica iniciou a Campanha de Multivacinação para atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha acontece em todas as unidades de saúde do município e tem como objetivo prevenir doenças por meio da imunização. A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS. A campanha busca atualizar a caderneta vacinal, verificando se há vacinas que não foram aplicadas ou doses em atraso. No dia 16 de setembro será realizado o Dia D da campanha em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Diversas vacinas estarão disponíveis, como as de poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela. É importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para atualizar a Caderneta de Vacinação e garantir sua saúde.
A cidade de Costa Rica deu início à Campanha de Multivacinação, uma ação da Secretaria de Saúde que visa atualizar a Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha, que começou no dia 12 de setembro, acontece em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30 e tem como objetivo garantir a prevenção de doenças por meio da imunização.

A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde do município. A coordenadora de vigilância em saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, ressalta a importância dos pais, familiares e/ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes até uma Unidade de Saúde para atualizar a Caderneta de Vacinação.

A campanha busca intensificar a atualização da caderneta vacinal, verificando se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses em atraso. A coordenadora destaca que todas as ESFs do município já estão abastecidas com os imunizantes necessários para a campanha.

A Campanha de Multivacinação é uma forma de garantir o controle e a eliminação de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora). Para isso, é fundamental que a população compareça aos serviços de saúde para receber as vacinas.

No dia 16 de setembro, acontecerá o Dia D da Campanha de Multivacinação em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Essa mobilização tem como objetivo principal incentivar a população a atualizar a caderneta de vacinação. Em Costa Rica, o horário de vacinação neste dia será das 12h às 17h.

A campanha disponibilizará diversas vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Entre as vacinas estão: BCG, Hepatite B, Rotavírus humano (VRH), DTP+Hib+HB (Penta), Pneumocócica 10 valentes, Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela (Atenuada), Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR), Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV), Hepatite A (HA), Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), Difteria, Tétano (dT), Papilomavírus humano (HPV), Varicela e Pneumocócica 23-valente (Pncc 23).

Já para adolescentes menores de 15 anos, as vacinas disponíveis são: Hepatite B (HB recombinante), Difteria, Tétano (dT), Febre amarela (Atenuada), Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada).

A campanha de Multivacinação é uma oportunidade para que as crianças e adolescentes fiquem protegidos contra diversas doenças. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar a Caderneta de Vacinação e garantir a sua saúde e bem-estar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024