04 SET 2023
SECRETARIAS
"Meu Bairro é Show” promove serviços gratuitos e fortalece vínculo entre poder público e comunidade em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
No último sábado (2), aconteceu a 5ª edição do evento "Meu Bairro é Show" na Praça Joaquim Nunes, na Vila Nunes em Costa Rica/MS. Foram oferecidos mais de 20 serviços gratuitos nas áreas de ações sociais, saúde, cidadania e lazer para os moradores do bairro. A iniciativa, realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Câmara de Vereadores, visou aproximar o cidadão das ações e projetos do Executivo e Legislativo, além de solucionar desafios da gestão pública. O evento contou com a participação de diversas entidades e autoridades do município, e também incluiu apresentações musicais, palestras, exposições, plantio de árvores e entregas de títulos da Reurb de Interesse Social (REURB-S). O prefeito e os vereadores presentes agradeceram a participação dos moradores e destacaram as melhorias em andamento na cidade.
A 5ª edição do Meu Bairro é Show aconteceu no último sábado, 02 de setembro, na Praça Joaquim Nunes, na Vila Nunes em Costa Rica/MS. O evento que tem como objetivo contemplar todos os bairros da cidade ofereceu mais de 20 serviços gratuitos nas áreas de ações sociais, saúde, cidadania e lazer para os moradores do bairro. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores, e contou com a participação de todas as secretarias municipais, autarquias e gabinete itinerante, além do apoio das Polícias Civil, Militar e Ambiental, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Demutran, Sala do Empreendedor, Procon e outros.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, falou sobre os desafios enfrentados desde 2021, como a crise econômica e a pandemia, mas ressaltou que estão cumprindo as entregas mesmo com as dificuldades. Ele agradeceu pela compreensão e presença das pessoas e destacou iniciativas como a REURBs, que busca a legalização de imóveis gratuitamente para pessoas de baixa renda, e o andamento de outras importantes ações no município. O prefeito afirmou que estão buscando melhorias para a cidade e agradeceu aos moradores pelo apoio.

Entre os serviços oferecidos estavam a confecção e impressão de currículos, cópias de documentos e 2ª via de contas, informações sobre vagas de emprego, parcelamento e débitos junto ao município, distribuição de mudas, exposições e apresentações, palestras, orientação jurídica, testes rápidos e coleta de exames, vacinação contra Covid-19, Influenza, hepatite B e dupla adulto, saúde bucal com distribuição de kits, vacinação antirrábica para cães e gatos, atendimento psicológico e exposição de arteterapia pelo CAPS, coleta de preventivos, lançamento da feira itinerante, cadastramento em serviços sociais, serviços de beleza, sorteios de brindes, brincadeiras e outras atividades.

O vereador Waldomiro Bocalan também agradeceu a todos presentes e expressou sua alegria em estar no bairro onde ele viu e participou do seu nascimento. Ele agradeceu ao prefeito, vice-prefeito e secretários presentes pelo apoio e destacou que o bairro passou por muitas necessidades no início, mas hoje é um orgulho para todos os moradores. Ele também mencionou a importância do evento não só para a região da Vila Nunes, mas para toda a cidade.

O vice-prefeito, Roni Cota, cumprimentou todos e em especial a população do bairro Vila Nunes. Ele agradeceu os secretários e servidores pelo trabalho no evento, oferecendo serviços à população. Roni Cota ressaltou a importância do projeto "Meu Bairro é um Show" para aproximar o poder público das comunidades e afirmou que o evento ficará marcado na cidade. Ele finalizou agradecendo a todos e pedindo a bênção de Deus.

Durante o evento, houve uma reflexão sobre as escrituras sagradas e uma oração ecumênica feita pelo pastor José Catarino Castro. O Coral "Eu sou do Bem", da Casa da Sopa do Centro Espirita Amor e Caridade, encantou a todos com suas vozes e lindas canções. O Projeto Florestinha realizou uma peça sobre coleta seletiva do lixo com o teatro de fantoches, e também fez a entrega de cartilhas do pescador e exposição de taxidermia. O sargento da Polícia Militar Ambiental, André Faustino, ministrou uma palestra sobre queima de resíduos sólidos no perímetro urbano.

Foram expostos no bairro, o carro, a moto e uma bicicleta da campanha "Comprar em Costa Rica É Legal 2023" que busca impulsionar a economia local e premiar os consumidores que optarem por comprar nas empresas participantes. A iniciativa conta com o apoio de diversas entidades e realiza sorteios de prêmios para os clientes. Além disso, a campanha faz parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS e tem como objetivo fortalecer o comércio local e contribuir para o crescimento econômico da cidade de Costa Rica.

Durante a abertura do evento, as autoridades presentes plantaram três mudas de árvores nativas do cerrado brasileiro, com o objetivo de deixar a praça mais verde e bonita. No total, foram entregues 21 títulos de Regularização Fundiária Urbana, Reurb-s de interesse social para diversos bairros de Costa Rica, uma das importantes ações de Assistência Social e da Comissão Municipal de Acompanhamento de Regularização Fundiária, frutos da ação realizada pelo Município de Costa Rica, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Câmara de Vereadores, Governo do Estado e AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul).

Confira a galeria de fotos aqui
05/09/2023
5ª Edição do Meu Bairro é Show (Vila Nunes)