01 SET 2023
CULTURA
Com produção filmada em Costa Rica, ator de MS protagoniza filme que exibe conflitos de peões e ladrões de gado
Foto: Reprodução Filme
O ator sul-mato-grossense Tero Queiroz protagoniza e assina assistência de direção do curta-metragem 'Gado Novo', que foi filmado em Costa Rica/MS. O filme exibe conflitos entre peões e ladrões de gado, misturando histórias reais de mulheres do campo com o drama ficcional de um jovem que foge de um passado violento. O filme faz parte da programação do 34º Festival Curta Kinoforum, em São Paulo.
O ator sul-mato-grossense Tero Queiroz protagoniza e também assina a assistência de direção do curta-metragem 'Gado Novo', dirigido por Beto Brant. A produção, filmada em Costa Rica (MS), estreou no 34º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum.

Como prefeito de Costa Rica, o delegado Cleverson Alves dos Santos ficou extremamente orgulhoso em ver a cidade sendo cenário de um curta-metragem tão importante e relevante como 'Gado Novo'. “Essa produção, mostra o talento e a diversidade artística que nossa cidade possui. Vai ajudar a valorizar a cultura e a história da nossa cidade. Desejo muito sucesso a 'Gado Novo' e espero que esse curta-metragem possa ser reconhecido e premiado no festival. O filme irá trazer ainda mais visibilidade para Costa Rica e para os talentos artísticos da nossa região. Parabéns a todos os envolvidos!”, ressalta o gestor.

O curta-metragem é uma obra doc-ficcional que retrata as histórias reais de mulheres do campo e os conflitos entre peões e ladrões de gado. Além disso, também é abordado o drama ficcional de um jovem que vagueia pela vegetação do Cerrado, tentando escapar de um passado violento. A sinopse do curta descreve: "Ruminando o capim tostado de sol, o gado resiste, sempre cuidado, mas também abatido por homens e mulheres - também eles marcados a ferro".

A produção do filme é de responsabilidade de Renato Ciasca, enquanto a direção de fotografia, operação de câmera e drones são de Leleco Maestrelli. A produtora responsável é a Drama Filmes.

O diretor Beto Brant ganhou destaque no cinema com uma produção filmada em Mato Grosso do Sul e decidiu voltar ao território para desenvolver 'Gado Novo' em parceria com o ator campo-grandense Tero Queiroz.

Além de Queiroz, o elenco conta com moradores de Costa Rica, como Juarez Manoso, Nelci Ângela da Costa, Maria Paula Manoso da Costa, Paola Manoso, Rose Santos, Rinaldo Alves Ferreira, Rosely Maria de Jesus e Roberto Carlos Fux Herman.

O secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, reconhece a importância do filme "Gado Novo" para Costa Rica. “O filme nos enche de orgulho e certamente deixará um legado significativo para nossa cidade e seus habitantes. Estamos ansiosos para acompanhar sua trajetória de sucesso e desejamos que ele alcance cada vez mais reconhecimento e prestígio”, enaltece o secretário.

O 34º Curta Kinoforum exibirá um total de 301 filmes até o dia 3 de setembro. 'Gado Novo' é exibido em dois locais e horários diferentes: às 21h30 do domingo (27 de agosto) no Espaço Itaú de Cinema, localizado na Rua Augusta, 1.470, e às 19h desta sexta-feira (1º de setembro) no Centro Cultural São Paulo, situado na Rua Vergueiro, 1000.

Fonte: Campo Grande News c/ Assessoria de Comunicação - PMCR
Autor: Thailla Torres c/ Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista