26 JUL 2023
PROJETOS
Debutantes 2023: Projeto Primavera de Costa Rica está com inscrições abertas
Fotos: Angela Bezerra
A Prefeitura de Costa Rica, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, está com as inscrições abertas de 1º a 22 de agosto para o "Projeto Primavera" 2023. O projeto é voltado para adolescentes nascidas no ano de 2008 e tem como meta direta atender 50 meninas. A ação principal do projeto é a realização de oficinas socioeducativas, seguidas de um jantar com baile em estilo tradicional para debutantes.

O baile está previsto para acontecer no dia 4 de novembro de 2023, um sábado, no Centro de Convivência do Idoso, em Costa Rica.

O Projeto Primavera tem como objetivo principal marcar essa fase de transição na vida das adolescentes, por meio das oficinas socioeducativas e do baile de debutantes. Além das festividades relacionadas ao fato de completar 15 anos, o projeto busca despertar as adolescentes para a realidade da vida e seus desafios, buscando sua inserção na sociedade.

O projeto está respaldado pela Lei Municipal 1.061, de 03 de agosto de 2011, e regulamentado pelo Decreto 4.014, de 09 de agosto de 2011. O objetivo do projeto é fortalecer a convivência familiar e comunitária entre as debutantes, suas famílias e a sociedade como um todo, além de prevenir situações de risco social e uso de drogas. O projeto também promove uma festa de aniversário comunitário em estilo tradicional para as debutantes do município de Costa Rica, que ocorrerá no mês de novembro de 2023.

A metodologia do projeto consiste em criar, após o período de inscrição, um cronograma de atividades em conjunto com a equipe de Psicólogas e Assistentes Sociais da Secretaria de Assistência Social e outros convidados. Serão eleitos temas a serem abordados nas oficinas, visando sempre fornecer informações claras e seguras, fortalecendo o convívio familiar e a vivência em sociedade.

Para participar do projeto, as adolescentes devem cumprir algumas normas estabelecidas pela Secretaria de Assistência Social. Elas devem ser do sexo feminino, nascidas no ano de 2008, fazer as inscrições dentro do período estabelecido e apresentar documentos pessoais, como certidão de nascimento, RG, CPF e carteirinha de vacinação atualizada. Além disso, é necessário estar matriculada regularmente na rede de ensino e frequentar as aulas, ter pontualidade nas oficinas socioeducativas e não ser casada, amasiada ou possuir filhos.

Os temas abordados nas oficinas incluem autoestima, comportamento na adolescência e sexualidade, drogas e álcool, relacionamento interpessoal, importância da permanência na escola e na escolha da profissão, cuidados com o corpo e higiene pessoal, cuidados com a pele, maquiagem e cabelo, cuidados com a alimentação, esclarecimento sobre a saúde da mulher, cidadania, oficinas de fomento à cultura local e visitas a entidades, como o Lar das crianças, Lar dos idosos, entre outras, que serão definidas posteriormente.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, o Projeto Primavera é uma iniciativa importante da Prefeitura de Costa Rica, que busca oferecer às adolescentes do município a oportunidade de vivenciar uma fase especial de suas vidas, enquanto promove a conscientização e o fortalecimento das relações familiares e sociais. As inscrições estão abertas e as interessadas devem procurar o CRAS na Sala 4 para mais informações e realizar a inscrição.

2022

O Projeto Primavera de 2022 teve 52 inscrições e conseguiu atender 39 famílias. No total, 39 debutantes concluíram o projeto, mas apenas 38 puderam participar do baile, devido a um luto na família de uma das meninas. Foram convidados 390 convidados das debutantes, 114 convidados diversos, incluindo apoiadores do projeto, palestrantes, equipe de governos e autoridades, totalizando 504 convidados no evento. A função socioeducativa do projeto foi cumprida com sucesso, com todas as oficinas ocorrendo conforme o planejado.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR