03 JUL 2023
PROJETOS
Depois de separar resíduos sólidos, estudante da Escola Vale do Amanhecer vai às compras com o Riquinho
A aluna Hevelly Rodrigues da Silva, do 6° B, vespertino da Escola Municipal Vale do Amanhecer, participante do Programa Riquinho, realizou um trabalho de escola da professora Angélica, que resultou uma ação exemplar ao sair da sua casa e ir até o Mercado do Produtor Rural, Euzébio Paulino de Oliveira, para fazer as compras dos alimentos da agricultura familiar. A iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos na preservação do meio ambiente.

Essa ação foi realizada em parceria entre a SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e a SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura). O Programa Riquinho, desenvolvido pela Prefeitura de Costa Rica, através dessas secretarias, além do Sebrae/MS e do Sicredi, com apoio da Câmara de Vereadores, faz parte do programa Cidade Empreendedora.

O Programa Riquinho consiste na troca de materiais recicláveis pela moeda social chamada "riquinho", que permite que as crianças adquiram alimentos saudáveis na Feira do Produtor. Essa iniciativa visa promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental, capacitando os alunos com esses temas.

Nesse projeto piloto, são atendidos 120 alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Vale do Amanhecer e outras séries. O material reciclável arrecadado é doado para a Cooperativa dos Catadores de Lixo (COOPERCORI), e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. Atualmente, 20 feirantes, pequenos produtores da agricultura familiar, estão inscritos no projeto, e 10 catadores de materiais recicláveis também participam da ação.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, ressaltou a importância da separação correta dos resíduos sólidos. Segundo ele, essa atitude simples e diária contribui para a redução da contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças. “É essencial ensinar desde cedo aos alunos a importância dessa prática, que pode ser adotada por todos em casa e que facilita o trabalho da coleta seletiva”, justificou.

Com essa ação, a aluna Hevelly Rodrigues da Silva demonstra seu comprometimento com a preservação do meio ambiente e sua participação ativa no Programa Riquinho. Esperamos que iniciativas como essa sejam cada vez mais valorizadas e incentivadas, contribuindo para um futuro mais sustentável em Costa Rica, disse a diretora da escola, Deuzélia Aparecida de Souza Menezes.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR