16 JUN 2023
INSPEÇÃO SANITÁRIA
Oito estabelecimentos comerciais de Costa Rica estão registrados no serviço de inspeção SIM-COINTA
Costa Rica tem expandido o mercado de produtos de origem animal em parceria com o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari). Com a gestão associada do serviço de inspeção de produtos, a cidade já conta com oito estabelecimentos registrados no SIM-COINTA, o que permite a comercialização dos produtos dentro dos municípios integrantes do Consórcio.

Nesta quinta-feira (15), o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos; o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins e o subsecretário de Desenvolvimento, Airton Ruiz, entregaram mais um título de registro no município, desta vez na Casa de Carne Soberano. A iniciativa contou com a presença da proprietária do estabelecimento, autoridades locais do Executivo, além do coordenador do SIM-COINTA, Rafael Rezende A. S. Ramos, entre outros.

Com registro no SIM-COINTA, os estabelecimentos podem ampliar seu mercado para mais de 170 mil pessoas, gerando emprego e renda, além de certificar a qualidade da sua produção. E, se estiverem com tudo legal, há possibilidade de expandir as vendas para todo o Brasil, por meio do Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional.

Os oito estabelecimentos registrados em Costa Rica são: Laticínios Maria (SIM-COINTA 0008), Apiário Bortoliny (SIM-COINTA 0025), Laticínios Mariola (SIM-COINTA 0029), Supermercado Veratti (SIM-COINTA 0042), Frigorífico Paraná (SIM-COINTA 0045), Supermercado Paraná (SIM-COINTA 0046), AGC Comércio (SIM-COINTA 0060) e Casa de Carne Soberano (SIM-COINTA 0074). A iniciativa tem impulsionado a economia da região e fortalecido a produção de produtos de origem animal com segurança e qualidade para os consumidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024