09 FEV 2022
COINTA
INSPEÇÃO SANITÁRIA
Poder Público e SIM-COINTA realizam entrega de registros de estabelecimentos em Costa Rica
Foto Noticia Principal Grande
Momento da entrega de registros de estabelecimentos em Costa Rica ; Fotos: Silvestre de Castro – Assecom PMCR
Autoridades Municipais do Poder Executivo e Legislativo, e SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com o COINTA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) tem atuado fortemente na gestão associada do serviço de inspeção de produtos de origem animal na cidade e realizou na manhã desta terça-feira (8) a entrega de 4 títulos de registro no município de Costa Rica.

A entrega aconteceu diretamente nos estabelecimentos comerciais, na presença de proprietários e representantes legais, de autoridades locais do Executivo e Legislativo, além do coordenador do SIM-COINTA, Rafael Rezende A. S. Ramos; o mestre em saneamento ambiental e recursos hídricos, Cleiton Oliveira dos Santos, e a medica veterinária lotada na unidade descentralizada SIMC-COINTA de Costa Rica, responsável técnica dos estabelecimentos, Marge Vieira Martins da Silva de Carvalho, entre outros.

A iniciativa foi acompanhada pelo prefeito Cleverson Alves, vice-prefeito, Roni Cota; vereadores: 1º secretário, Ailton Martins de Amorim, Lucas Lázaro Gerolomo e Evaldo Paulino Garcia; secretários: de agricultura e desenvolvimento, Suelen Furquim e de Governo, Airton Ruiz; subsecretário Fernando Barbosa Martins e do técnico da SEMAD, Marcos Istets Piergentile Júnior.

Com o registro os estabelecimentos podem comercializar seus produtos, dentro do perímetro dos municípios integrantes do Consórcio (Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora), ampliando seu mercado para mais de 170 mil pessoas. E se estiverem com tudo legal, tem possibilidade expandir vendas para todo o Brasil, através do COINTA, por conta do Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal de Produtos de Origem Animal (Sisbi – POA), os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados a estes consórcios podem ser comercializados em todo território nacional.

SISBI

O Sisbi – POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

O reconhecimento de equivalência mostra que o consórcio municipal tem a mesma qualidade de inspeção do Sistema de Inspeção Federal (SIF).

Na oportunidade, o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal executado pelo COINTA, amparado pela legislação aplicável, realizou a entrega do título de registro no SIM-COINTA sob o número:

– 0025 ao Apiário Bortolini, de propriedade de Denise Franciane Delavusca Ávila, classificado como Entreposto de beneficiamento de Produtos de Abelhas e Derivados, localizado na Rua Osório Candido da Silva, nº 173, Loteamento Santa Maria, nesta cidade;

– 0046 ao Supermercado Paraná, classificado como unidade de beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos, tendo como responsáveis, Marcos Vinicius Frezarin Rosa e Elizandra Thais Frezarin Rosa Matsumoto, localizado à Av. José Ferreira da Costa, 847, Centro, nesta cidade;

– 0042 ao Supermercado Veratti, classificado como unidade de beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos, tendo como responsável, Edson Roberto Veratti, localizado à Av. José Ferreira da Costa, 1.570, Bairro Nova Costa Rica, nesta cidade;

– 0045 ao Frigorífico Paraná, classificado como Abatedouro Frigorífico, tendo como responsáveis, Marcos Vinicius Frezarin Rosa e Elizandra Thais Frezarin Rosa Matsumoto, localizado na zoa rural deste Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Assecom / PMCR
Autor: Silvestre de Castro