07 NOV 2013
Prefeito Waldeli e subsecretária Rosângela Marçal participam na Capital do lançamento dos projetos Lego Zoom e Pupa

O prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, e mais 12 prefeitos de Mato Grosso do Sul, participaram na noite de quarta-feira (06), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande - MS, do lançamento dos projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores das 40 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI distribuídas por 36 municípios, bem como a comunidade em geral.

Acompanhado pela subsecretária de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Rosângela Marçal, e dos educadores Adriana Leite e Klenilson Campos, o prefeito recebeu o kit das mãos do presidente Longen. “Ter uma biblioteca da Indústria do Conhecimento do SESI em nossa cidade oportunizou levarmos novas propostas de educação para a população. Nossa educação está caminhando para um novo formato, o da tecnologia”, avaliou Waldeli.

Feliz por conseguir trazer mais esses projetos para Costa Rica, a subsecretária Rosângela Marçal enfatiza que a formação do cidadão começa na infância (0 a 4 anos), e, por isso, é muito importante tais projetos. “Precisamos educar das nossas crianças desde o momento da gravidez”, explicou.

O Lego Zoom, tradicional brinquedo de encaixe que permite inúmeras combinações associado a um sistema de programação, vai beneficiar crianças e jovens de 6 a 15 anos de idade, utilizando robótica educacional como ferramenta de aprendizagem com o intuito de estimular, de forma lúdica, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, bem como estimular e desenvolver atitudes como empreendedorismo, liderança e trabalho em grupo.

Já o projeto Pupa vai aprimorar o processo de construção da inteligência na primeira infância ao fornecer cursos gratuitos voltados para mães, pais, babás e demais cuidadoras de crianças de 0 a 6 anos de idade. “Com essas tecnologias educacionais baseadas no aprender fazendo, estamos aperfeiçoando os serviços disponibilizados nas nossas bibliotecas”, disse o presidente da Fiems.

Para a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que representou o governador André Puccinelli, a sociedade deve repensar a educação e levar as crianças para um caminho de exercício da inteligência e aprendizado, considerando o empreendedorismo, o trabalho em equipe e a solidariedade. “Nós precisamos pensar à frente e trazer novas ferramentas para estimular os jovens”, afirmou.

Já o deputado estadual Paulo Corrêa, que representou a Assembleia Legislativa, ressaltou que as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do SESI se tornaram pontos de referência nos municípios do interior do Estado. “A biblioteca passou a ser um local de atenção da comunidade, que começou a frequentar para buscar leitura ou fazer pesquisas e trabalhos e ganhou força. Nós sabemos que quem domina o mundo é quem detém o poder, então temos que o desafio de ter uma educação com base no construtivismo”, argumentou.

Vale-Cultura
Na tarde de quarta-feira (06), a subsecretária de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura de Costa Rica também esteve participando de uma reunião com a CNIC - Comissão Nacional de Incentivo à Cultura que também contou com a participação do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Menezes, do presidente da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, Júlio César Cabral, e da chefe da representação Regional do MinC para a Região Centro-Oeste, Fernanda Candeias.

Conforme Rosângela Marçal, a reunião com a CNIC foi muito produtiva, onde na oportunidade foi apresentando o Vale-Cultura, benefício que pode chegar às mãos de 42 milhões de trabalhadores brasileiros. “Trata-se de um cartão magnético pré-pago, válido em todo o território nacional, no valor de R$ 50 reais mensais, que possibilita ao trabalhador de carteira assinada ir ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo, até mesmo, comprar ou alugar CDs, DVDs, livros, revistas e jornais”, explica a subsecretária.

Rosângela Marçal explica ainda que o crédito é acumulativo e não tem validade.  “O benefício é oferecido pelo Governo Federal que exige a adesão das empresas. São elas que vão oferecer o Vale-Cultura aos seus empregados”, esclarece. Para estimular a adesão das empresas, o Governo Federal vai permitir que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido.

Ainda em Campo Grande, a subsecretária Rosângela Marçal participou na manhã de quarta-feira (06), no auditório da governadoria, do lançamento da Caixa Cultural “Manifestações Culturais e Religiosas de MS”, onde o Projeto “Festa do Santo Fujão em Costa Rica” foi contemplado no DVD do projeto Estadual.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024