07 JUN 2023
MEIO AMBIENTE
Plantio de mudas no Parque ecológico reforça importância de preservar o Meio Ambiente
Reforçando o compromisso com o Meio Ambiente, na manhã desta quarta-feira (7), representantes do Poder Executivo Municipal plantaram mudas de Ipê-branco no Parque Ecológico Viliboldo Rodrigues Barbosa. A iniciativa, inserida na Semana do Meio Ambiente, visa mobilizar e conscientização quanto a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Participaram do ato simbólico, o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, o vice-prefeito, Roni Cota, e o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa.

“É um pequeno gesto que, se adotado por todos, promove uma grande diferença, quando se fala no bem coletivo de toda humanidade. Outro fator que precisamos nos atentar também é quanto a eliminação da poluição plástica, que inclusive é pauta da Semana do Meio Ambiente 2023. O uso desenfreado desse poluente tem gerado transtornos e se tornado uma ameaça visível ao Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Cleverson.

Para o vice-prefeito, Roni Cota, o reflorestamento urbano está entre as principais iniciativas na luta contra as mudanças climáticas e a degradação do planeta.

“ Com as mudanças climáticas e os incêndios que aumentam a cada ano, diminuindo a biodiversidade e a capacidade de absorção de carbono, repor espécies nativas em determinados ecossistemas é fundamental”, reforça ele.

Conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, o Município disponibiliza, de forma gratuita, mudas de diversas espécies para a população. Os interessados devem procurar a Secretaria para pegar a autorização. Vale ressaltar que o limite é de 5 mudas por pessoa.

Semana do Meio Ambiente
Neste ano comemora-se pela 50ª vez o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o alerta de que a eliminação da poluição plástica é fundamental para a manutenção da vida.

Sob o lema #CombataAPoluiçãoPlástica, a data oferece uma oportunidade para ampliar o apelo aos governos, cidades e empresas, a fim de que invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.

Autor: Angela Bezerra