02 JUN 2023
MULHERES
Programa Mulher Segura da Polícia Militar realiza 1º Encontro Estadual de Capacitação em Costa Rica
Fotos: Henrique Silva - Assecom / PMCR
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Costa Rica, realizou entre os dias 29 de maio e 02 de junho, o 1º Encontro Estadual de Capacitação do PROMUSE (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar. O evento, realizado no auditório da SEMED, contou com uma programação intensa e variada, com palestras, estudos de casos e ações práticas. A carga horária total foi de 32 horas. Estiveram presentes além da anfitriã, as cidades de Coxim, Caarapó, Naviraí, Campo Grande e Dourados.

De acordo com o diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), coronel Alexandre Rosa Ferreira, o objetivo foi promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência.

Para a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, "o encontro foi fundamental para capacitar e aprimorar as ações da rede de proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar em nosso município. É importante destacar a participação ativa de todos os profissionais envolvidos, que se empenharam em debater e buscar soluções para garantir a segurança e a proteção das mulheres de Costa Rica".

No primeiro dia do encontro, a abertura oficial contou com a presença do prefeito da cidade, delegado Cleverson Alves dos Santos, que ministrou a palestra magna sobre a perspectiva histórica da Lei Maria da Penha no Brasil e os direitos humanos das mulheres. A promotora de justiça da Comarca de Chapadão do Sul, Fernanda Proença de Azambuja, apresentou os princípios da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e foram debatidas as relações interpessoais na Rede de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar.

No segundo dia, a defensora pública da Comarca de Costa Rica, Katherine Alzira Avellan Neves, ministrou palestra sobre a Lei Maria da Penha, enquanto o juiz de direito da 1ª Vara Cível e Criminal da Comarca de Costa Rica, Francisco Soliman, falou sobre Medidas Protetivas de Urgência. A coordenadora estadual do PROMUSE em MS, capitã Bruna Carla Sanches Rodrigues, palestrou sobre as ferramentas e instrumentos de controle, prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar.

No terceiro dia, o integrante da equipe técnica do PROMUSE, 3º Sargento Adelino Schibilski, palestrou sobre a importância de reinventar a masculinidade, enquanto o 3º sargento Eliciel Freire de Salles ministrou a palestra sobre a relação de gênero e violência contra a mulher do componente masculino. Os palestrantes sargentos Gizele Guedes, Aline Furtado e Denis Lianz Denner Penha da equipe técnica do PROMUSE apresentaram o PROMUSE Protocolo e o Diferencial no Atendimento.

No quarto dia, foi apresentada a minuta do Plano Municipal Decenal de Políticas para Mulheres 2023-2033 pela assistente social técnica de referência da SPPM/CR, Soliane R. Anacleto Ulian. Foram formados grupos de trabalhos que apresentaram ações e orientações para visitas técnicas. No último dia do encontro, foram realizadas visitas técnicas operacionais do PROMUSE e o painel de respostas e soluções com a rede - estudos de caso - e por fim, apresentou-se os estudos de caso.

A capitã da Polícia Militar de MS, Bruna Carla Sanches Rodrigues, resumiu a 1ª capacitação do programa Mulher Segura em Costa Rica, onde formou e capacitou mais de 50 servidores, incluindo policiais militares, pessoal da rede e das secretarias de saúde, educação e segurança pública. “Foi uma experiência gratificante, com muitas propostas positivas para o município. Aprendemos muito sobre a realidade das mulheres que sofrem violência doméstica e a importância de reconhecer diferentes tipos de violência, como a moral, psicológica e patrimonial. Com a participação de todo o município, agora podemos oferecer um atendimento mais profissional e humano para essas mulheres vulneráveis. Agradecemos o apoio e a participação de todos os servidores e a certeza de que devolvemos para o município pessoas mais sensíveis e preparadas para lidar com a violência contra as mulheres”, disse.

Ao final do evento, foi feito a entrega de certificados de conclusão do 1º Encontro Estadual de Capacitação do PROMUSE aos concluintes por autoridades locais e visitantes.