01 JUN 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Governo Municipal entrega área de convivência e sistema de irrigação do Cinturão Verde
O Governo de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), com apoio da Câmara de Vereadores, realizou na tarde desta quinta-feira (1º) a entrega de uma área de convivência e o sistema de irrigação para os agricultores inseridos no Programa Cinturão Verde. O investimento foi de mais de R$ 423 mil.

De acordo com o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, “a ação vai proporcionar a inclusão produtiva e permitir a ampliação da produção de hortaliças fomentando a agricultura familiar no município”, destaca.

O prefeito também adiantou que outra iniciativa prevista é a criação do selo “genuinamente costarriquense”, para identificar e agregar valor aos produtos produzidos no município.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, destacou a relevância da parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e com as Secretarias de Educação e Assistência Social, para o desenvolvimento do Cinturão Verde e a importância das ações inauguradas.

“Nosso objetivo é ampliar o atendimento ao produtor, garantindo o aumento da produção, o que reforça a economia local. Além disso, é crucial ter um sistema de irrigação inteligente e eficiente, pois gera também uma grande economia de água. Com a área de convivência os produtores passam a contar com um local digno para lavar as hortaliças e planejarem seus negócios”, pontuou o secretário.

Para a presidente da Associação Vitória de Horticultores, Jandira Santana, “o Cinturão Verde é mais que um programa, ele transformou a vida de 10 famílias gerando oportunidades de trabalho, cultivo e renda. Só tenho a agradecer ao prefeito Cleverson, ao secretário Fernando por criar mais essa importante iniciativa voltada aos pequenos produtores”, afirmou ela.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Roni Cota, do presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Amorin, os vereadores Artur Baird, Adair Tiago, Biri, Evaldo Paulino e professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, além de secretários e subsecretários municipais, entre outras autoridades.

Cinturão Verde
Inserido dentro do programa Agro Rica, o Cinturão Verde é realizado pela Prefeitura de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), em parceria com a Associação Vitória de Horticultores e apoio da Câmara de Vereadores.

O Cinturão Verde é um projeto que visa a implantação de áreas de produção agrícola no entorno da cidade. No caso de Costa Rica, o projeto tem como objetivo principal garantir a produção de alimentos saudáveis e frescos para a população.

As plantações mais comuns dentro deste segmento na agricultura são, basicamente, a cebolinha, rúcula, coentro, salsinha/salsa, agrião, tomate, pepino, rabanete, quiabo, vagem, alface, berinjela, entre outras.

Autor: Angela Bezerra