25 MAI 2023
SAÚDE
Costa Rica vacina mais de 4 mil pessoas contra a Influenza e mais de 62 mil contra a Covid-19
Costa Rica tem se destacado na luta contra as doenças respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde tem trabalhado incansavelmente para imunizar a população contra a Influenza. Até o momento, foram vacinadas 4.826 pessoas, o que equivale a 49,39% da população. E apenas no último Dia D, foram vacinadas 735 pessoas. A campanha segue firme em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

O Secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, reforça que as ações de vacinação seguem firmes em todas as unidades de saúde e que a cidade tem realizado outras importantes iniciativas em relação à imunização da população.  “Parabenizo a equipe de imunização pelo excelente trabalho e dedicação na luta contra as doenças respiratórias e espero que esse trabalho continue sendo realizado com muito empenho”.

Além da vacina contra a Influenza, a cidade de Costa Rica também tem se destacado na campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 62.078 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas, 24.307 receberam a primeira dose, 19.626 a segunda dose, 14.246 o reforço 1, 3.569 o reforço 2 e 971 receberam doses bivalentes. Apesar de não registrar nenhum caso de Covid-19 nas últimas duas semanas, a cidade mantém a vacinação semanal contra a doença.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues explica que toda quarta-feira tem vacinação contra a Covid-19, a próxima etapa acontece nas ESFs São Francisco, Vila Nunes e Sonho Meu III no dia 31 de maio das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30; dia 7 de junho será nas ESFs Vale e Central.

A cidade também tem realizado outras ações importantes em relação à imunização da população. A Campanha Aluno Imunizado teve visita técnica no CEI Sonho de Ninar para avaliar cadernetas de vacina na creche, vacinação contra HPV e meningite ACWY na Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa, Escola José Ferreira da Costa e a participação da equipe de imunização no programa Família na Escola, conscientizando pais e responsáveis sobre a importância da manutenção do calendário vacinal das crianças atualizado, são exemplos de ações desenvolvidas pela Vigilância em Saúde.

No dia 23 de maio, a cidade realizou mais uma ação importante, promovendo a vacinação contra a influenza para a população em geral no Supermercado Atacadista Mega. No próximo dia 4 de junho, a equipe de imunização estará no Centro de Convivência do Idoso. A cidade de Costa Rica tem mostrado que a imunização é uma prioridade e que está trabalhando para manter a saúde da população em dia. A Vigilância em Saúde merece destaque pela dedicação e empenho na luta contra as doenças respiratórias.