16 MAI 2023
EDUCAÇÃO
SEMED realiza 1ª Mostra de Foguetes com alunos do 6º ao 9º das Escolas Municipais
O Governo de Costa Rica, através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), realizou na manhã desta terça-feira (16), no Estádio Laertão, a 1ª Mostra de Foguetes voltada a alunos do 6º ao 9º das Escolas Municipais Vale do Amanhecer, Francisco Martins Carrijo, Fábio Rodrigues Barbosa e Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais.

Sob coordenação da professora, Egiane Borges, a etapa municipal de nível 3, ou seja, exclusiva para alunos regularmente matriculados entre o 6º a 9º ano, serve como preparatório para participação da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e MOBFOG 2023 (Mostra Brasileira de Foguetes).

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, “a iniciativa está inserida nos componentes curriculares de ciência e experimentação e pesquisa, com auxílio dos professores, e tem como objetivo cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens”, explica a gestora.

Os foguetes foram construídos pelos próprios alunos a partir de duas ou mais garrafas PET, de qualquer volume tendo como propelente somente água e ar comprimido, injetado por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas, voando segundo a lei da Ação-Reação.

Com um foguete construído pelos alunos Jaciel, José Vinicius e José Arthur, a Escola Municipal Francisco Martins Carrijo faturou o primeiro lugar com um lançamento horizontal de 104 metros.

Já a Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais conquistou a 2ª e 3ª colocações, com o foguete das alunas Fernanda, Giovanna e Marianna, com distância de 103,6 metros e Emily e Pablo com distância percorrida de 85,6 metros.

Além de troféus para os primeiros colocados, todos os alunos receberam medalhas de participação.

MOBFOG

A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia, Foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A partir do desempenho, as três melhores equipes da Escola (com no máximo 3 alunos cada equipe) podem ser convidadas para participarem das Jornadas de Foguetes na cidade de Barra do Piraí (RJ).