04 NOV 2013
Arrastão de Limpeza no Combate a Dengue retira 56 caminhões de lixo e entulhos, em Costa Rica

A Prefeitura de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Vetores realizou no período de 14 de outubro a 1º de novembro de 2013, o Arrastão de limpeza no Combate a Dengue que retirou das ruas da cidade e do distrito da Laje 56 caminhões de lixo e entulhos.

Conforme dados disponibilizados pela secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, o Município investiu R$ 30.225,00 (trinta mil, duzentos e vinte e cinco reais) no arrastão, divididos entre pagamentos de diaristas, locação de caminhão, sacarias e luvas.

Atendendo a um pedido do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, todas as saídas da cidade também foram limpas. Waldeli também faz novo apelo para a população: “façam a sua parte cuidando de seu quintal, não jogue lixo nas ruas, em terrenos baldios e tão pouco nas saídas da cidade, vamos colaborar para que possamos ter uma Costa Rica sem dengue e mais limpa”.

A secretária de Saúde Adriana Tobal enfatiza que o arrastão foi feito com o objetivo de eliminação do lixo, criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. “Ao todo foram 14 dias trabalhados e 56 caminhões de lixo, ou seja, possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti responsável pela transmissão da dengue. O trabalho foi realizado em todo o Município de Costa Rica e Distrito da Laje”, enfatiza.

Adriana Tobal também agradece à população a receptividade que os agentes de combate a endemias tiveram, e ressalta que o objetivo do arrastão é manter o índice de infestação do Aedes Aegypti abaixo de 1%. “Assim podemos diminuir o risco de termos casos de dengue, porque só no ano de 2013 a dengue já tirou a vida de 31 pessoas em nosso Estado”, alerta a secretária Municipal de Saúde.

Também conforme informações do coordenador do Controle de Vetores Geandro dos Santos Almeida, durante o arrastão vários moradores foram notificados, devido ao grande acúmulo de lixo em seus quintais. “Alertamos mais uma vez que todos os proprietários que forem reincidentes serão encaminhados ao Ministério Público”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024