20 ABR 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Curso de Panificação e Confeitaria qualifica 11 novos profissionais em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
Costa Rica encerrou na última terça-feira (18), um curso de Panificação e Confeitaria promovido pelo Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, através da SEMAD. A qualificação, que aconteceu na unidade móvel que esteve estacionada na Praça Manoel Romualdo Gonçalves, teve como objetivo desenvolver habilidades e capacidades técnicas específicas nos alunos, permitindo um maior desempenho e melhores resultados no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins, a gestão do prefeito Cleverson Alves dos Santos está proporcionando oportunidade de aprendizado e trabalho através dos cursos oferecido. “O curso oferece uma nova fonte de renda para quem trabalha ou pretende trabalhar com isso. Além disso, como o mercado de trabalho atual é voltado para a internet, eles também já adquirem noções de como divulgar seus produtos. O Programa Cidade Empreendedora é um investimento alto, mas traz muitos benefícios para a população”, ressalta o secretário.

A instrutora do Sebrae/MS, Miriam Freitas que ministrou o Curso de Panificação e Confeitaria faz uma avaliação positiva da experiência de ensinar culinária para alunos de Costa Rica. “A turma trabalhou em conjunto e houve troca de conhecimento, resultando em um bom desempenho e nota máxima para todos. Foram realizadas aulas práticas e teóricas de panificação, confeitaria e preparo de diferentes alimentos. A dificuldade em avaliar individualmente foi superada pela colaboração entre os alunos”, destaca.

Maria Abadia dos Santos Trentini, moradora do Jardim Imbirussu, relata ter participado de um curso maravilhoso com uma excelente professora, onde aprendeu a fazer diversos tipos de bolos, cuca, bolos recheados e muitas coisas gostosas. “A professora foi a melhor que já teve aqui e o conhecimento adquirido será útil em suas atividades de fabricação e venda para mim”, enfatiza ela.

A moradora do Jardim dos Ipês, Jeane Aparecida Cabral Costa, disse que durante uma semana, no curso de panificação, aprendeu diversas técnicas para fazer bolos e pães. “Gostei especialmente de fazer bolos e pães. Antes, quando fazia pão em casa, o resultado não era bom, mas agora ficam lindos e maravilhosos”, disse.

O encerramento foi marcado por uma confraternização entre os presentes e a experimentação das delícias produzidas pelos alunos.

Também marcaram presença no Curso de Panificação e Confeitaria, o consultor do Sebrae e padrinho do Cidade Empreendedora local, Michel Martines; a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, além do subsecretário de Desenvolvimento do município, Airton Ruiz Pereira.