31 OUT 2013
NASF realiza caminhada saindo do EFS São Francisco até o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú

A equipe do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família - realizou neste mês de outubro diversas ações de promoção da saúde e autoestima dos usuários dos ESFs – Estratégia de Saúde da Família de Costa Rica - MS.

Na manhã de quarta-feira (30), a equipe do NASF composta pelos profissionais: Anamaria Carvalho (psicóloga); Juliana Correa (terapeuta ocupacional); Renan Candido (educador físico); Márcia Mesquita (terapeuta ocupacional) e Andréia Tomiazi (farmacêutica) realizaram uma caminhada saindo do bairro São Francisco até o PNMSS – Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Uma das propostas do NASF é apoiar as equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família por meio da uma equipe multidisciplinar, que compõe as necessidades de acordo com os perfis de cada comunidade.

“Em outras palavras o NASF serve como apoio imprescindível ao ESF, uma vez que dispõe de profissionais qualificados em diversas especialidades e atua como importante estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações do ESF, assim como sua resolubilidade”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal.

Segundo a enfermeira Daiane de Souza Pupin, coordenadora da Atenção Básica, o NASF leva informações aos usuários das unidades de saúde por meio das palestras e também reforça a elevação da autoestima dos participantes, a importância da busca pela qualificação, bem como da alimentação saudável e da prática de atividade física como forma de prevenir doenças e obter uma melhor qualidade de vida.

O NASF realiza seus trabalhos educativos em grupos junto com as ESFs semanalmente, confira abaixo a programação: 2ª Feira: Vila Nunes; 3ª  Feira: Vale do Amanhecer; 4ª Feira: São Francisco; 5ª Feira: Sonho Meu III e 6ª Feira: Central.

“E ainda, no período vespertino o NASF oferece atendimento do Programa do Tabagismo, para participar basta ir até o seu posto de saúde e fazer sua inscrição. Trabalhamos também com orientações aos pais, adolescentes e idosos, contribuindo assim para um processo de aprendizagem coletiva. Interessados em participar dos grupos de apoio do NASF podem procurar a ESF mais próxima de sua residência”, finalizou a enfermeira Daiane Pupin.