24 MAR 2023
MULHERES
“Eu sou mulher, qual o meu lugar?” é tema do 1º Encontro Mulheres de Atitude em Costa Rica
Fotos: Angela Bezerra - Assecom - PMCR
Nesta quinta-feira (23), ocorreu o primeiro Encontro Mulheres de Atitude, no auditório cultural e ambiental Valdir Justino de Almeida, localizado no Parque Municipal Salto do Sucuriú em Costa Rica/MS. Com o tema “Eu sou mulher, qual o meu lugar?”, o encontro visou a capacitação e empoderamento feminino em áreas de direção comercial e financeira, além de abordar a importância do papel da mulher na visão sistêmica e administração do lar.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Costa Rica foi responsável pela realização do projeto. A ação foi alusiva ao mês da mulher e teve como objetivo reunir lideranças femininas, levar informações importantes sobre os avanços históricos em prol da mulher brasileira, além de fortalecer a comunidade local com temas e debates relevantes.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Alves, expressou seu contentamento em relação ao público presente no evento preparado com muito carinho para as mulheres. Ela iniciou seu discurso contando a história de Pauline, mãe de Albert Einstein, e enfatizou que tudo “foi cuidadosamente preparado para deixar o ambiente confortável e promover o melhor evento possível. Os palestrantes foram escolhidos cuidadosamente para fornecer reflexões importantes”, disse. Ela também agradeceu a sua equipe e ressaltou que a Secretaria sempre trabalha em conjunto com homens e mulheres.

Em nome do Poder Executivo, o prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos, expressou o seu sincero agradecimento a todas as mulheres de atitude que fazem a diferença em nossa cidade, almejando que, continuem sendo exemplo de força, determinação e capacidade em todas as áreas da vida!

“É preciso reconhecer e valorizar as Mulheres de Atitude em suas múltiplas faces e atividades, afirmando sua importância e papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E, nesse sentido, o respeito e o apoio do poder público são medidas essenciais para que elas possam seguir lutando por seus sonhos e pelos direitos de todas as mulheres”, afirmou o gestor.

O evento foi gratuito e aberto ao público, contando com a presença de mulheres de diversas idades e profissões que trouxeram suas histórias de vida e experiências, enriquecendo ainda mais os momentos de interação e reflexão. Mulheres de Atitude é uma iniciativa importante para incentivar e capacitar as mulheres na busca por igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Na apresentação cultural, Jhuliane Almeida cantou a música "A Amizade é Tudo" e o professor Wagner Farias Torres declamou o poema "Para Sempre Mulher". Ambas as apresentações destacaram a importância das relações humanas e do papel da mulher na sociedade. Jhuliane Almeida ressaltou a amizade como um valor precioso que deve ser cultivado. Já o professor Wagner Farias Torres homenageou as mulheres e evidenciou sua força e perseverança diante dos desafios da vida. Ambas as apresentações emocionaram o público e transmitiram mensagens de afeto e respeito.

O Dr. Amilton Plácidos da Rosa é um advogado e procurador de justiça aposentado com formação em Letras, Pedagogia e Terapia Sistêmica. Ele foi um dos pioneiros no Brasil a aplicar a técnica da Constelação Familiar no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e atualmente é o procurador jurídico da Prefeitura de Figueirão/MS. Em sua apresentação, ele discutiu o tema "A Mulher na Visão Sistêmica".

Tiago Mariano Pompeo é um profissional com vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado em três diferentes instituições bancárias ao longo de sua carreira. Além disso, ele possui pós-graduação em gestão pública e especialização em crédito habitacional e de interesse social. Pompeo destacou a importância de áreas como os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, MBTI, relacionamento interpessoal e apresentação de alto impacto no desenvolvimento profissional. Em sua apresentação, o tema abordado foi o mercado de trabalho e a mulher brasileira.

Michele Fernandes de Freitas Rossetto é casada e mãe de quatro meninas. Ela se formou em Direito e há sete anos decidiu se dedicar aos cuidados da família e do lar. Na sua apresentação, Michele discutiu sobre o papel da mulher na família.

A professora aposentada, Leize Eiko Hori Garcia Borges, avaliou o encontro como nota 10 por ser o primeiro, destacando que as palestras foram muito boas. Ela parabenizou Michele e expressou sua vontade de ter sido mãe e dona de casa em tempo integral, mas que precisou conciliar trabalho fora de casa e tarefas domésticas. Para Leize, é difícil conseguir conciliar essas duas coisas e falta às crianças a presença das mães em casa, o que seria muito importante para a Educação. No entanto, ela reconhece que atualmente é necessário que as mães trabalhem.

A agente comunitária de saúde, Aparecida Garcia Corrêa Mendonça, afirmou que o encontro das mulheres foi de extrema importância, uma vez que elas aprenderam a reconhecer o seu valor. Ela elogiou as palestras e a organização do evento, afirmando ter gostado de tudo. A fala das palestrantes foi de incentivo para as mulheres e Aparecida se sentiu valorizada com todo o conteúdo apresentado.

Ao final do evento foi servido um coffee break aos presentes.