29 OUT 2013
Comitiva de Costa Rica faz visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim e no Aterro Sanitário de Dourados

Com o intuito de buscar as melhores práticas na área de saneamento básico, uma equipe técnica de Costa Rica – MS composta pelo secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo, pela secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Eliana Teodoro Lopes Lalier, pelo diretor do SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto, Moacir Justino de Almeida, pelo servidor da Saúde Claudinei Montani e pelo subsecretário de Assistência Social, Antônio Félix “Tonin Félix”, esteve na cidade de Dourados (MS) no último dia 23 de outubro de 2013, visitando a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim - e o Aterro Sanitário - OCA – Organização e Controle Ambiental.

Também fez parte da comitiva o presidente da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica, José Alcides Simplício no ato representado a comunidade e os vereadores Averaldo Barbosa, Ailton Amorim, Jovenaldo Francisco dos Santos e Ronivaldo Cota que tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos executados nos dejetos para que a água torne-se novamente própria para o consumo.

As visitas nas instalações de tratamento d’água fazem parte de um grupo de trabalho que executa o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, projeto da empresa Exata Ambiental e coordenado pela Secretaria de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, pela Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura e pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento com participação de representantes das demais secretarias municipais. O plano consiste na busca de estratégias na rede de saneamento de uma forma que beneficie a sociedade, ao mesmo tempo em que não agrida o meio ambiente.

Na Estação de Tratamento de Esgoto Guaxinim a comitiva de Costa Rica foi recebida pelo engenheiro elétrico Rafael Amorim da empresa Log Engenharia responsável pela ETE de Dourados que apresentou todo o local à equipe, bem como, esclareceu dúvidas. Conforme o secretário Renato Barbosa, a visita na ETE Guaxinim, teve como principal objetivo conhecer o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto. “A ETE de Dourados é similar a nossa, por isso, nossa visita foi muito produtiva no sentido de buscarmos melhorias para a nossa”, destacou.

Já no Aterro Sanitário - OCA – Organização e Controle Ambiental, a comitiva costarriquense foi recebida pelo engenheiro ambiental e sanitarista, Marcos Duarte, que apresentou o local ao grupo e também tirou dúvidas. “Nós também estamos melhorando nosso aterro em Costa Rica, por isso, nada melhor do que conhecer o trabalho daqueles que são referência em nosso estado”, enfatizou a secretária Eliana Teodoro Lopes Lalier.

O diretor do SAAE também destaca a produtividade da visita técnica realizada pela comitiva costarriquense. “Vimos na prática o funcionamento da ETE de Dourados, bem como, do Aterro Sanitário, e com certeza vamos pegar os bons resultados para implantar aqui em nossa cidade”.

O subsecretário de Assistência Social, que também esteve na ETE de Dourados, disse que ficou impressionado com a magnitude do empreendimento. Para ele, são visitas como essas que colaboram para a melhoria dos serviços em Costa Rica. “A administração do prefeito Waldeli é feita de bons exemplos, por isso, ele confia em sua equipe para buscar sempre o melhor para o Município, logo, para a população costarriquense”, finalizou Tonin Félix.

29/10/2013