16 FEV 2023
COVID-19
Unidades de Saúde de Costa Rica iniciam aplicação da vacina bivalente nesta quinta-feira
Inicia hoje (16), em todas as Unidades de Saúde de Costa Rica, a vacinação com doses da Pfizer Bivalente, contra a Covid-19, para o público alvo determinado pelo PIN (Programa Nacional de Imunizações). O horário de vacinação é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde e da SES (Secretaria Estadual de Saúde), nesta etapa serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos a partir de 12 anos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

“O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, portanto quanto maior for o número de pessoas vacinadas, mais protegida estará a nossa população. A vacinação é individual, mas a campanha pela imunização é coletiva”, relembra o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.

O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina Covid-19 bivalente (reforço) a partir dos 12 anos de idade (imunocomprometidos), para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Ainda conforme a orientação, as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes da Covid-19.

Vale ressaltar que no município, a vacinação segue enquanto durar o lote inicial de vacinas recebido. Para vacinar é obrigatório apresentar o comprovante da última vacina e para imunocomprometidos também é necessário laudo médico.
Autor: Angela Bezerra