15 FEV 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Semad promove Oficina sobre Manejo de Irrigação nos Citrus na região da Lagoinha
Fotos: Divulgação - SEMAD
Com o propósito de aumentar a produtividade em duas a três vezes, e melhora a qualidade e a regularidade nos Citrus em Costa Rica, o Governo Municipal, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) promoveu uma Oficina sobre Manejo de Irrigação da cultura de limão taiti na região da Lagoinha nesta terça-feira (14) para cerca de 40 participantes, entre produtores rurais e interessados na atividade, sendo de Costa Rica, Figueirão e Alcinópolis.

O evento aconteceu na propriedade de Pedro Castro Dias e teve duração de sete horas de aprendizado.

A irrigação tem por objetivo suprir as necessidades de água das culturas, para que possam crescer, desenvolver-se e produzir adequadamente.

O engenheiro agrônomo da Consultoria JRL, José Loreto, utilizou o período da manhã para falar sobre manejo de irrigação e apresentar as técnicas para o controle de pragas e doenças nos Citrus. “O aumento da produção de frutos nos pomares irrigados é da ordem de 30 a 75%, comparado aos pomares não-irrigados, gerando ganho econômico extra ao produtor. A irrigação assegura boa florada e pegamento, o que induz a produção de frutos de melhor qualidade”, ressalta.

O secretário de Agricultura, Fernando Barbosa Martins, destacou a importância da oficina como ferramenta de capacitação do citricultor. “A citricultura vai contribuir para a diversificação de culturas da agricultura familiar e se transformar em mais uma fonte de geração de emprego e renda para os produtores rurais”, explicou o secretário.

Também, participaram da oficina, a cooperativa C.Vale com a presença do grupo Giro Agro, que levou até propriedade o veículo para demonstração para aplicação dos produtos; o vice-prefeito Roni Cota; o secretário de Desenvolvimento da Pequena Propriedade de Figueirão, Thiego Martins e o secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente de Alcinópolis, Nahur Tito.

Manejo de irrigação

O manejo de irrigação é uma técnica de grande utilidade para o sucesso da agricultura irrigada, que permite acompanhar as exigências reais de água da cultura, tornando possível fornecer à cultura a quantidade certa de água no momento adequado. Isto proporciona melhores condições de desenvolvimento das plantas, além de significativa economia de água, energia, mão-de-obra e insumos.

Assim, o manejo da irrigação deve ser efetuado de forma a proporcionar à cultura, condições de disponibilidade hídrica, que permitam externar o seu potencial genético de produtividade; logo, é extremamente importante identificar o momento oportuno de aplicação da água (quando irrigar) e quantificar o quanto aplicar (quanto irrigar), não proporcionando condições para que as plantas sofram por estresse ou excesso hídrico.

Os citrus são sensíveis ao clima e à falta de nutrientes, mas, com a aplicação de água e nutrientes, na quantidade exata e diretamente nas raízes das plantas, é possível neutralizar o estresse hídrico, aumentar expressivamente a produtividade e ainda melhor a qualidade dos frutos.